Virada Cultural - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Coluna Cultura28/07/2017 | 15h00Atualizada em 28/07/2017 | 15h00

Virada Cultural

Colunista fala sobre a chegada do mês da cultura e a primeira eleição do novo Conselho Municipal de Política Cultural

Meu discernimento sobre política não vai muito além do básico para um empreendedor individual que vota e paga imposto. Porém, sempre voltei meus olhos e braços às práticas técnicas, administrativas e conceituais do trabalho no setor artístico, logo me vi obrigado a entender também sobre política¿

A todo instante, alguém acena

Definitivamente, a possibilidade de uma nova era para a cultura de Santa Maria, com diálogo aberto entre quem faz cultura na prática e poder executivo, existe. Lhes conto! 

Com a chegada de Agosto, mês da cultura, a Cidade Cultura ruma para uma transição histórica: a primeira eleição do novo Conselho Municipal de Política Cultural que será também DELIBERATIVO, CONSULTIVO e FISCALIZADOR, não só CONSELHEIRO, como foi até hoje. 

Em resumo, a lei nº 6123/2017 que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura foi sancionada este ano. Em consequência, movimenta-se a criação do novo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) que será escolhido a partir de uma eleição que acontecerá entre os dias 24 e 25 de Agosto*, com candidatos sugeridos pelos próprios segmentos. Que são: música, audiovisual, cultura digital, instituições de ensino superior, tradição e folclore, artesanato, patrimônio histórico, patrimônio arquitetônico, teatro, cultura indígena, cultura popular, cultura viva, livro, leitura e literatura, artes visuais, design, moda, dança, cultura afro-brasileira, diversidade sexual e de gênero e circo.

Os candidatos destes 20 segmentos serão sugeridos pelas pessoas (produtores culturais, artistas locais e ou qualquer cidadão interessado na pauta) durante as pré-conferências que serão realizadas entre os dias 07 e 11 de Agosto* a partir das 19h.

Só pra ver a lágrima feliz... uma homenagem a Flávio Hansen

O conselho então será constituído por 16 membros titulares e suplentes indicados e eleitos pelo poder executivo e 20 membros titulares e suplentes indicados e eleitos pela sociedade civil, neste caso, predominantemente pessoas envolvidas em atividades que elencam os respectivos segmentos.

Desde que testemunhei a entrega desta carta aberta (confira abaixo) elaborada coletivamente por alguns produtores culturais e apresentada à prefeitura de Santa Maria no início deste ano, minhas expectativas e esperanças sobre a cena cultural da boca do monte ganharam um fôlego.

Carta Aberta dos agentes da Cultura à Prefeitura de Santa Maria: "Bombril", Plano e Fundo de Cultura JÁ! (leia a Carta completa neste link)

Somos muitos. Entre figuras públicas e atores anônimos, somos vários, impulsionados de corpo e alma na missão do desenvolvimento humano, social e econômico através da cultura. Nossa riqueza pode passar despercebida aos olhos dos governantes ¿ talvez ofuscada pelas luzes natalinas ou pelos balões no alto do céu ¿ mas alcança outros muitos cantos, olhos, ouvidos e bocas da cidade, e neles se multiplica. Lutamos cotidianamente contra diversos desafios: da renovação produtiva até a construção de canais para o escoamento da produção; contra nosso próprio calendário, divididos entre responsabilidades burocráticas e catarses criativas; entre a consagração conceitual e os boletos vencidos; entre o trabalho produtivo e o trabalho reprodutivo; entre as horas dedicadas à semeadura e os minutos de colheita; entre o trabalho para viver e a vida dedicada a um trabalho. Somos, em um termo técnico moderno, "agentes da cadeia produtiva da indústria cultural", por assim dizer; mas podem nos chamar simplesmente de "trabalhadores da cultura". Evidentemente, somos apenas um pequeno recorte da totalidade dos produtores culturais da cidade. Mas, sem a pretensão de representar a todos e todas, acreditamos que os dilemas por nós enfrentados são, em alguma medida, comuns a grande parte dos e das colegas de categoria. 

Foto: Dartanhan Baldez Figueiredo / Divulgação

Enfim, é o momento de conclamar mais colegas de classe a fazer o que eu e uma turma de amigos e amigas, profissionais do ramo, temos feito: trabalhado muito e acreditado uns nos outros, além de andar de olhos abertos e ouvidos atentos pela ruas, teatros (e gabinetes) de Santa Maria - RS. ;) 

Em breve será publicado oficialmente pelo atual conselho municipal de cultura e prefeitura o cronograma oficial das pré-conferências, eleições e demais informações. Dia 01 de Agosto rola a abertura oficial do Mês da Cultura! Informe-mo nos!! ;)

*datas à confirmar

#SantaMariaMerece
#CidadeCultura
#TeAbraçaSantaMaria
#Prosseguimos!!!

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrograma oferece vagas para jovens na área de tecnologia em Santa Maria https://t.co/eR3sMAPmui https://t.co/W07V5tnRSQhá 5 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMNovo bar no Bairro Lourdes abre 16 vagas de empregos em Santa Maria https://t.co/E9KZs6WxVH https://t.co/hjbA3NjQfRhá 21 minutosRetweet
Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros