A lição da tartaruga e as finanças  - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Coluna Finanças Pessoais06/07/2017 | 14h36Atualizada em 06/07/2017 | 14h36

A lição da tartaruga e as finanças 

Colunista propõe uma reflexão sobre como encarar a temática "finanças" no nosso dia a dia


Não é de hoje que a humanidade se move em questionamentos e respostas, eis a evolução do homem. Somos aprendizes dos nossos inventos. A acomodação não impulsiona. Ao contrário, limita, restringe e passa a estagnar.

O homem reforça suas esperanças na fé, não necessariamente na religiosidade, mas, sim, na fé que cria deuses, sejam esses humanos ou não. Idolatra não apenas imagens e cultos, mas também pessoas: os criadores das tecnologias, os avanços da saúde, o cantor do momento.

Somos os sujeitos dessa tremenda aventura que é o existir e ainda que não sejamos todos questionadores. Estamos, sim, em boa parte, procurando respostas. O homem na sua fascinante busca já cometeu devaneios para justificar seus meios, na intenção de ver seus fins.

Nada que a religião, tampouco a filosofia, a química, as ervilhas, ou mesmo as maçãs, as teorias da evolução ou da gravidade não tenham tentado explicar. E a tartaruga? Dessa não temos lembranças, não que possam explicar a evolução humana.

Foto: pixabay / pixabay

O nosso personagem, ainda que injustiçado nas nossas lembranças, não é só sinônimo de lentidão. A mitologia chinesa vê na tartaruga "a que transporta e sustenta o mundo". O animal que leciona neste texto pode representar uma retirada, uma proteção, até mesmo uma certa lentidão. E conta a mitologia que a lentidão representa a evolução do mundo.

Ensina-nos a tartaruga a apreciarmos a longevidade, simboliza o trabalho, que se traduz, novamente no crédulo dos chineses, no animal que representa uma temporada de pausa. Tempo em espera, que anunciará outros novos tempos.

E as finanças? Quem sabe também um espaço de pausa, pois finanças pessoais exigem planejamento, tempo,  e, às vezes, um recuo. Evolução lenta, mas segura: eis a lição da tartaruga.

 

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM#gremistasnodiário https://t.co/N6ZQjbd1gJhá 14 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM#gremistasnodiário https://t.co/XZxLQPAOVbhá 15 horas Retweet
Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros