Pelo menos 60 casas foram destelhadas em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Temporal19/05/2017 | 20h32Atualizada em 22/05/2017 | 14h06

Pelo menos 60 casas foram destelhadas em Santa Maria

Prefeitura distribuiu mais de 450 metros de lona 

Pelo menos 60 casas foram destelhadas em Santa Maria Gabriel Haesbaert/NewCo DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

A sexta-feira foi dia de contabilizar os estragos em Santa Maria devido o temporal com ventos fortes que atingiram a cidade na noite da última quinta-feira e madrugada de ontem. Uma força tarefa foi montada para atender as ocorrências registradas em diversos pontos do município. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas chegaram a 95km/h. A previsão do tempo preocupa dos moradores.

Na sexta-feira, as equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam pelos bairros do município. Foram mais de 40 ocorrências. Houve registros de quedas de árvores em ruas, na BR-158, na RSC-287 e também sobre casas e carros, obstruindo algumas vias da cidade. Os bairros mais atingidos foram o Pinheiro Machado, Caturrita, Nonoai, Rosário, Salgado Filho e Km3, além da Vila Schirmer. Cerca de 180 residências sofreram algum tipo de dano por conta da ventania.

Depois do temporal, famílias trabalham na reconstrução das residências atingidas

A defesa civil foi chamada para ocorrências em, pelo menos, 60 casas da cidade e mais de 450 metros de lona foram distribuídos às famílias. O principal problema enfrentado pela comunidade foi com relação ao destelhamento parcial de residências. Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana do Município, 14 cruzamentos apresentaram problemas nos semáforos: 9 por falta de energia elétrica e outros 5 por causa de outras falhas. Para proteger a filha Vitória de 10 anos que é cadeirante e tem problemas neurológicos, Ângela colocou duas banheiras no telhado para não chover dentro do quarto da menina.

- O vento era muito forte, fiquei assustada. Por causa da chuva, rachou as telhas da minha casa e caiu uma parte da parede do meu banheiro. Tive que fazer alguma coisa pra nós, daí coloquei as banheiras pra não nos molhar _ conta a dona de casa de 49 anos.

De acordo com a RGE Sul, pelo menos 17 mil clientes chegaram a ficar sem luz por causa da ventania e do temporal. 

Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

ESCOLAS 

No Instituto de Educação Olavo Bilac, a situação piorou. É que desde o dia 8 de maio um galho de uma árvore quebrou e, com isso, uma das entradas do prédio da Educação Infantil e Anos Iniciais precisou ser interditada. A vice-diretora Vera Lígia Pereira Medeiros comenta que outro galho acabou caindo.

– Os pais vieram nos procurar bem preocupados. Todos nós temos medo que possa acontecer algo pior – conta.

A equipe diretiva espera por uma solução. É que, há mais de um ano, foi solicitada a poda de algumas arvores na 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por se tratar de uma escola estadual, mas é preciso um alvará de autorização da Secretaria de Meio Ambiente. Conforme o secretário adjunto da pasta, Guilherme Lul da Rocha, o pedido foi arquivado pela antiga gestão porque o projeto apresentava problemas.

Rajada de vento de 95km/h provoca estragos em Santa Maria

Duas escolas do município também  tiveram danos devido à tempestade que atingiu a cidade. Na Escola Municipal Antônio Gonçalves do Amaral, no Bairro Camobi, duas árvores caíram. A demanda foi enviada à Secretaria de Meio Ambiente para que elas sejam removidas. Já na Escola Municipal Professora Edy Maya Bertoia, no Patronato, a rede elétrica foi danificada. Em função da ventania, a rede de telefonia da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficaram prejudicada.

AJUDA

As famílias que ainda precisam de atendimento ou de lonas podem entrar em contato com a Central de Vídeo Monitoramento da Guarda Municipal, pelo número 153.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCuidados na hora de aproveitar as promoções da Black Friday https://t.co/AnANTD9xIU https://t.co/KhNVUm62zvhá 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMTerceira fase de saques do PIS/Pasep é antecipada https://t.co/7SU9H3c7aS https://t.co/wXvOqVecxQhá 4 horas Retweet
Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros