Versão mobile

15/04/2013 | 08h15Atualizada em 15/04/2013 | 14h39

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Em Santa Maria, 26 postos contam com as doses. Pessoas que estão nos grupos prioritários devem procurar os locais para receber a vacina gratuita

Enviar para um amigo
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira Jean Pimentel/Agencia RBS
Na região, são 80 mil doses entregues, totalizando 154 mil até o final da vacinação Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A manhã desta segunda-feira é de grande movimento nas unidades de Estratégia Saúde da Família de Santa Maria. É que começou nesta segunda-feira a 15ª Campanha Nacional de Vacinação. Desde cedo, uma grande fila se formou no posto de saúde Erasmo Crossetti, que fica na Rua Floriano Peixoto. Porém, os enfermeiros do local orientam que a população também procure as outras unidades da cidade, que contam com as doses contra a gripe. Confira no link abaixo os endereços e os horários de atendimento dos postos e os grupos prioritários que devem receber a dose gratuita contra as gripes sazonais e a H1N1, a gripe A. 

CLIQUE AQUI E TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) já destinou 30 mil doses aos postos de saúde de Santa Maria. Na região, são 80 mil doses entregues, totalizando 154 mil até o final da vacinação.

>> Confira aqui o endereço e horário de funcionamento dos postos de saúde que estarão aplicando a vacina durante o período da campanha

A meta do Ministério da Saúde é que os municípios imunizem pelo menos 80% da população de cada categoria do grupo prioritário. Um levantamento do setor de imunizações da Secretaria de Saúde de Santa Maria apontou que cerca de 53 mil santa-marienses compõem os grupos prioritários. Para atender a totalidade, o governo estadual deve destinar mais doses para a cidade.

Responsável pelo setor de imunizações do município, a enfermeira Ana Motta, explica que a campanha tem intenção de proteger a população e reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes da Influenza. Estudos apontam que a vacinação reduz entre 32% a 45% o número de hospitalizados por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade por complicações causadas pelo vírus da gripe. A meta é imunizar 2.362.948 gaúchos.

Os sobreviventes do incêndio na boate Kiss também precisam se vacinar, sendo necessário atestado médico, já que eles fazem parte do grupo de doenças crônicas.

Quem não faz parte do grupo prioritário pode buscar a vacina nas clínicas particulares da cidade, que estão aplicando a dose a R$ 80.

Dia 20 de abril, sábado, é considerado o Dia D da campanha. Neste sábado, a vacinação ocorre em todas as unidades de saúde e ESFs da cidade, além das unidades da Praça Saldanha Marinho e do Monet Plaza Shopping.

MAURICIO ARAUJO, DIÁRIO DE SANTA MARIA

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura estima que Orçamentária Anual chegue a R$ 620 milhões em 2015 http://t.co/r7mhGYUd3Khá 20 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMGuarda Municipal faz caminhada até o prédio da SUCV: http://t.co/G35obvklhAhá 40 minutosRetweet
Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros