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Seus direitos20/09/2012 | 10h35

Saiba como se defender da greve nos bancos e nos correios

Como sempre, o consumidor tem direitos e também deveres

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Em tempos de greve, é importante saber o que o consumidor pode e o que deve fazer quando serviços bem importantes na vida cotidiana ficam comprometidos ou, pelo menos, mais lentos. Pagar contas, receber encomendas, fazer aplicações bancárias são atividades que já fazem parte da rotina e devem continuar fazendo, mesmo em tempos de greve nos Correios e nos bancos. Mas é preciso ficar atento.
Veja aqui algumas alternativas para não sair perdendo prazos, dinheiro, a paciência...

Sobre as contas e encomendas que chegam pelo correio:
_ O consumidor não fica dispensado de pagar faturas, boletos bancários, contas de luz, água e telefone, ou qualquer outra cobrança, mesmo que chegue atrasada
_ É dever do consumidor pedir outra forma de pagamento, além do boleto, como por internet, na sede da empresa, casas lotéricas ou nos caixas eletrônicos
_ É dever da empresa credora oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam feitos, até por telefone, se for o caso
_ Se o fornecedor não oferecer uma alternativa de cobrança, o consumidor não poderá ser responsabilizado pelo atraso da chegada do boleto
_ É importante que o consumidor saiba as datas de vencimento das principais contas e fique atento para se antecipar ao atraso dos correios e providenciar o pagamento antes do prazo
_ Se a conta chegar depois do prazo, o consumidor paga juros e tem ainda mais dificuldades para pagar a sua conta, por causa da greve nos bancos
_ Em compras feitas pela internet, as lojas não podem justificar atrasos na entrega ou mesmo extravios dizendo que é culpa da greve. Assim como o consumidor precisa se virar para pagar as contas, as empresas também precisam encontrar alternativas para entregar seus produtos
_ Se algo não for entregue por culpa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) durante a greve, a empresa continua responsável por seus serviços
(Fonte: Procon de Santa Maria)

Sobre os serviços dos bancos:
_ A compensação bancária (processamento de serviços como pagamentos, depósitos, transferências, etc) é considerada um serviço essencial e não pode ser interrompida, nem mesmo durante a greve. Por exemplo: um depósito feito no caixa eletrônico deve ser processado, mesmo que a agência esteja fechada
_ Por enquanto, o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região estão mantendo abertas as salas de autoatendimento das agências fechadas pela greve, para não agravar os efeitos da paralisação
_ Se o consumidor precisar de algum serviço que não está disponível em correspondentes bancários, casas lotéricas, internet, telefone ou nos terminais de autoatendimento, e as agências do seu banco estiverem fechadas, mesmo assim o cliente tem direito ao serviço. Em Santa Maria, o Procon já interviu a favor de uma consumidora que precisava sacar um benefício, notificando uma agência bancária
_ Cada banco oferece alternativas para os serviços comprometidos pelas greves nas agências. A seguir, veja as opções disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal.

Caixa Econômica Federal _ Para tirar dúvidas, ligue para: 0800-726 0101 ou acesse www.caixa.gov.br e clique em "Rede de Atendimento" e em "Encontre a CAIXA"
Nas agências lotéricas é possível pagar:
_ Contas de água e telefone, com ou sem fatura
_ Tributos
_ Bloquetos CAIXA _ dinheiro ou cheque se o convênio permitir
_ Bloquetos de outros bancos _ em dinheiro (pode haver restrições fora do horário bancário)
_ Faturas de cartão de crédito (caso não possua a fatura, basta o cliente apresentar o cartão de crédito e informar o valor a ser pago)
_ Prestação de Habitação (caso não possua boleto, poderá ser emitido no endereço www1.caixa.gov.br/casa/habitação/índex.asp)
_ INSS / GPS
_ FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras)
_ Contribuição Sindical _ em dinheiro

Nas agências lotéricas é possível sacar:
_ Contas correntes e poupanças com cartão magnético e identidade limitado a três transações por dia
_ Programas de Benefícios Sociais (Bolsa Família) _ todo o valor disponível, com Cartão do Cidadão ou Cartão do benefício
_ INSS _ todo o valor disponível, com cartão magnético para os beneficiários que são pagos na CAIXA.
_ Seguro-Desemprego e PIS _ todo o valor disponível, com Cartão Cidadão.
_ FGTS _ com Cartão Cidadão.

Outros Serviços:
_ Consulta de saldos extratos de contas do FGTS, PIS
_ Consulta de saldos de contas da CAIXA
_ Depósitos em contas correntes e poupanças _ em dinheiro
_ Abertura de conta CAIXA Fácil apresentando apenas RG e CPF
_ Encaminhamento de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados e pensionistas do INSS e empregados de empresas conveniadas
_ Recarga de celular pré-pago

Nos Correspondentes CAIXA AQUI é possível pagar:
_ Contas de água, luz e tributos
_ Bloquetos CAIXA
_ Bloquetos de outros bancos
_ Prestação de habitação

Nos Correspondentes CAIXA AQUI é possível sacar:
_ Contas correntes e poupanças com cartão magnético e identidade
_ Programas de Benefícios Sociais (Bolsa Família) _ todo o valor disponível, com Cartão do Cidadão ou Cartão do benefício
_ INSS _ todo o valor disponível, com cartão magnético para os beneficiários que são pagos na CAIXA
_ Seguro-Desemprego e PIS _ todo o valor disponível, com Cartão Cidadão
_ FGTS

Outros Serviços:
_ Consulta de saldos e extratos de contas da CAIXA, do FGTS e do PIS
_ Depósitos em contas correntes e poupanças
_ Transferência de valores entre contas da CAIXA
_ Abertura de conta CAIXA Fácil apresentando apenas RG e CPF
_ Encaminhamento de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados e pensionistas do INSS e empregados de empresas conveniadas. Recarga de celular pré-pago

Nos terminais eletrônicos:
_ Saques
_ Depósitos em dinheiro ou cheque
_ Consulta e retirada de saldo/extrato
_ Transferências
_ Retirada de folha de cheque
_ Pagamento de contas (não vencidas)
_ Agendamento de pagamentos e DOC
_ Pagamento e de cartão de crédito
_ Bloqueio de cartão
_ Saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Auxílio-Gás etc), com o cartão magnético
_ Empréstimo Pessoal (CDC)
_ Penhor (renovação e pagamento de cautela)
_ Resgate de investimento
Internet Banking:
_ Transferências para outras contas da Caixa (DOC) ou para outros bancos (TED)
_ Pagamento de faturas, boletos, prestação da habitação, contas de água, luz, telefone e tributos
_ Contratação de CDC, Cheque Especial, Cartão de Crédito e título de capitalização

Caixa Celular:
Estão disponíveis, para acesso via navegador de celulares e smartphones, com conexão à internet, os seguintes serviços:
_ Loterias CAIXA (consulta resultados de jogos)
_ Pesquisa da Rede de Atendimento
_ Simulador de Habitação
_ Informações de número de telefones CAIXA
_ Consulta ao Calendário Social (cronogramas de pagamento de Bolsa Família e de benefícios do INSS

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa)

DIÁRIO DE SANTA MARIA

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