"Descubra UFSM" começa nesta quinta-feira  - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Por dentro da universidade13/09/2017 | 19h02Atualizada em 14/09/2017 | 12h19

"Descubra UFSM" começa nesta quinta-feira 

Até sábado, alunos de escolas da região e público poderão conhecer mais sobre cursos ofertados na instituição

"Descubra UFSM" começa nesta quinta-feira  Gabriel Haesbaert/NewCO DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

Desta quinta-feira até sábado a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai ajudar alunos do Ensino Médio a "descobrir" a instituição durante a 4ª edição do Descubra UFSM. Na manhã desta quarta-feira, servidores, professores e alunos organizavam os detalhes de estandes e dos pavilhões do Centro de Eventos. A expectativa é receber cerca de 25 mil pessoas, nos três dias de evento, de acordo com o coordenador de Planejamento Acadêmico e também coordenador do Descubra, professor Jerônimo Tybusch.

O Descubra UFSM é aberto ao público geral e a entrada é gratuita. As atividades ocorrem das 9h às 17h, nos três dias. Os estandes apresentam os cursos de graduação da UFSM, os campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, as pró-reitorias e os colégios Politécnico e Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).

 Professores montam acampamento na Praça da Matriz em Porto Alegre

 Segundo Tybusch, cerca de 290 ônibus de escolas, de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, agendaram visita, entre os três de evento. O professor diz que o curso de Turismo organizou um tour, de ônibus, pelo campus de Camobi, para que as pessoas conheçam mais as instalações da UFSM. O passeio precisa ser feito mediante agendamento no estande do Turismo. O público-alvo são os estudantes do Ensino Médio, mas alguns lugares foram reservados para o público geral que visitar o Descubra. 

A responsável pelos eventos da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) e coordenadora do Descubra, Simone Marion, comenta que o evento também conta com a "Rua das Artes", que apresentará exposições artísticas (veja programação aqui), um "Espaço Vibe", com música eletrônica, e praça de alimentação. 

PREPARATIVOS

Nesta quarta-feira, alunos, professores e funcionários da UFSM organizaram os estandes para receber o público do Descubra. Entre eles estava o estudante de Engenharia Mecânica Willian Rigon, 22 anos, que está no 6º semestre do curso. 

Esta será sua quinta participação no Descubra (que antes tinha o nome de Feira das Profissões). Ele comenta que o evento é um bom momento para apresentar aos futuros estudantes da UFSM o que cada curso estuda e como colocam em prática os conhecimentos teóricos. 

 SANTA MARIA, RS, BRASIL. 13/09/2017.A quarta-feira é de preparativos no Centro de Eventos da UFSM para organizar as instalações do Descubra UFSM, que começa nesta quinta-feira e encerra no sábado.FOTO: GABRIEL HAESBAERT / NEWCO DSM
A coordenadora de Meteorologia, Nathalie, testava os aparelhos multimídia quer serão usados no estado do curso Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

No estande da Meteorologia, estavam a coordenadora do curso, Nathalie Boiaski, 34 anos, e o aluno do 7º semestre Guilherme Marqueri, 33 anos. Eles preparam os equipamentos de apresentação multimídia.

– Este ano decidimos não usar papel. O nosso curso preza pela sustentabilidade e fala como o excesso de lixo afeta o planeta, então, decidimos ir por este caminho. Nós vamos mostrar aos visitantes, aplicativos e outras ferramentas para conhecer mais do curso de Meteorologia – diz Nathalie.

 Santa Maria tem 26 escolas em greve

Já Guilherme, que participa como expositor do Descubra pela primeira vez, diz que o contato com o público é importante para explicar as áreas de estudo do curso. Conforme o estudante, as pessoas confundem muito os campos de pesquisa da meteorologia com apenas "previsão do tempo" e o evento é um espaço de diálogo e troca de experiências para acabar com estas dúvidas.


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCineclube e mais opções para curtir a segunda em Santa Maria https://t.co/4wXz895ix4 https://t.co/XngMnp1xQ7há 24 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSemana terá predomínio de tempo seco em Santa Maria https://t.co/vLhVX91oln https://t.co/f1PZZR4Wfohá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros