Curso capacita soldados para o mercado de trabalho - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Cidadania17/07/2017 | 16h00Atualizada em 17/07/2017 | 16h01

Curso capacita soldados para o mercado de trabalho

Ao final das aulas, ministradas de julho a dezembro, os participantes receberão diploma reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura

Preocupado com o futuro dos soldados, após o término dos oito anos de enganjamento militar, um grupo voluntário de professores, militares, palestrantes e 17 empresários santa-marienses criou um curso de capacitação para prepará-los para o mercado de trabalho. 


Foto: Lucas Amorelli / New CO DSM

O soldado Lucas Soares Ozório veio de Cacequi para servir ao Exército no Regimento Mallet e é um dos beneficiados. Ozório mora no quartel e aproveita as horas vagas para construir um bom currículo, afinal, o tempo de caserna passa rápido, e ele quer estar bem preparado para os novos desafios profisisonais.

Lixeiras da UFSM recebem novas identificações para melhorar coleta

Entidades promovem festas, risotos e feijoadas beneficentes

– Quando o capitão Ebling anunciou que teria um curso de qualificação aqui no regimento, eu me inscrevi na hora. Agora, aproveito o tempo vago para obter conhecimento e aprender com as experiências de professores e empresários. Sou técnico em enfermagem e quero ampliar o meu alcance profissional – relata o soldado.

Ozório está matriculado no Curso de Qualificação em Técnicas Administrativas, uma iniciativa da Sociedade Amigos do Boi de Botas (SABB) e do Regimento Mallet. De acordo com o coronel do Mallet, Sérgio Martins Rocha, o curso oferece ao efetivo temporário melhores condições de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Oficinas divertidas ensinaram alunos a cuidar do meio ambiente 

Brechó solidário ajuda pessoas em tratamento de câncer

– Outra iniciativa do regimento com a SABB é o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Cultura Popular (NEEJACP), que funciona na Escola Mário Quintana. Nosso público alvo são os soldados, mas todo o efetivo militar pode participar dos dois projetos – enfatiza o coronel.

O presidente da Associação, Luiz Fernando Baltar, ressalta que, ao perceber que muitos jovens encerram o serviço militar despreparados para enfrentar o mercado de trabalho, dirigentes da SABB e parceiros do Regimento Mallet uniram esforços para mudar essa realidade. 

O conteúdo do Curso de Qualificação foi elaborado pelos professores Márcia Teston e Jeferson Nunnes. Márcia enfatiza que, nos próximos anos, a SABB pretende dar continuidade ao projeto.

O capitão Tiago Ebling é o oficial que faz contato entre o Regimento Mallet e a SABB. Ele conta que 54 soldados estão inscritos e que ainda há vagas para as aulas que incluem palestras sobre Direito, planejamento familiar e técnicas redacionais.Nos cinco meses de curso, os alunos terão aulas nas áreas de Saúde, Ciências Humanas, Educação e Administração. 

Ao final das aulas, ministradas de julho a dezembro, os participantes receberão diploma reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Na foto abaixo, confira quem são os organizadores, professores e palestrantes dessa iniciativa.

Curso de Qualificação em Técnicas Administrativas 

– Horário –Terças e quintas, às 19h

– Local – Auditório Regimento Mallet, Rua Marechal Hermes, s/nº - Passo D¿Areia, Santa Maria

– Telefone – (055) 3212-3388

– Apoio – 3ª Divisão do Exército, 6ª Brigada de Infantaria Blindada e Regimento Mallet 

– Valor – Gratuito


 
Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros