8 dicas para evitar o inchaço excessivo em viagens aéreas  - Diário de Santa Maria

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Coluna Vida e Saúde26/07/2017 | 15h21Atualizada em 26/07/2017 | 15h21

8 dicas para evitar o inchaço excessivo em viagens aéreas 

Colunista também fala dos problemas que o inchaço pode causar

Durante uma viagem que fiz para os Estados Unidos no ano passado, percebi que as longas 10 horas de voo fizeram com que eu chegasse ao meu destino parecendo ter saído de um centro cirúrgico dado ao inchaço evidente e preocupante. 

Logo após ao desembarque, fui diretamente encontrar com uma amiga que me disse para eu não vacilar com o inchaço excessivo. Ela alertou para que eu procurasse um médico cardiovascular, pois ele poderia me prescrever, caso julgasse necessário, o uso de meias elásticas de compressão durante todo o percurso do voo. Nunca tinha pensando sobre isso antes e também não sabia que só um médico pode recomendar o uso das famosas meias Kendall e similares.

Apesar de eu possuir uma pré-disposição genética para reter líquidos e inchar as pernas, esse episódio de efeito balão inflado me deixou bem intrigada. Foi a partir desse dia que comecei a pesquisar sobre como atenuar o problema, que pode inclusive se agravar para tromboses, embolia e hipertensão.

Confesso que a ideia de usar meia calça embaixo da roupa não me agrada, muito menos se for de compressão, mas resolvi que seria uma das alternativas que eu adotaria visando o meu próprio bem estar.

Ufa!!! Ainda bem que existe meias Kendall 3/4. Na minha última viagem, comprovei que adotar essa prática faz toda a diferença. Além dessa medida outras bem simples, mas de extrema importância, podem ser adotadas para evitar inclusive "a morte" do passageiro em viagens aéreas demoradas:

1 – Beber muita água antes durante e depois do voo. Isso vai fazer com que o passageiro vá inúmeras vezes ao banheiro, facilitando a eliminação através da urina das toxinas que ficam retidas no organismo

2 – Movimentar-se com freqüência, sair do assento para caminhar nos corredores e também fazer exercícios sentados na poltrona.Fazer alguns movimentos circulares com o pé direito e com o pé esquerdo nos dois sentidos horário e anti-horário

3 – Pra quem incha os dedos das mãos como eu, o movimento de abrir e fecha-las repetidas vezes, também ajuda. Se for o caso retire os anéis que estiver usando ou use anéis com regulagem

4 – Evite bebidas gasosas e alcóolicas. Elas fermentam e podem estufar a barriga

5 – Evite comer fibras no período pré-embarque

6 – Alongue o pescoço, as pernas e os braços algumas vezes

7 – Use roupas e sapatos confortáveis e evite o uso de calças jeans justas e apertadas. O tênis é a melhor amigo nessas horas, pois entre uma conexão e outra, geralmente existem longas distâncias de um portão de embarque ao outro

8 – Sentar sempre no corredor é uma ótima opção para quem deseja caminhar livremente pelo o avião até ao lavatório. Evita que a gente fique pedindo para a pessoa que esta sentada ao nosso lado ficar se levantando toda hora

 

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