Aprovada a criação de estacionamento pago em São Gabriel - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Trânsito15/06/2017 | 17h06Atualizada em 22/06/2017 | 14h28

Aprovada a criação de estacionamento pago em São Gabriel

Câmara de Vereadores votou favorável ao projeto para implantação de parquímetros no Centro

Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de São Gabriel o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a implantar o estacionamento rotativo pago no centro da cidade. O projeto, de autoria da prefeitura, agora segue para o aval do prefeito Rossano Gonçalves (PDT).

Projeto de lei de autoria da prefeitura prevê que a cobrança deverá ser feita por meio de equipamento eletrônico  Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS

A votação ocorreu durante a sessão da última segunda-feira, na qual os vereadores julgaram ser de urgente necessidade a implantação da Zona Azul para solucionar o problema de estacionamento e desafogar a circulação de veículos na região central, principalmente em horários de pico. Durante a votação, foram rejeitadas duas emendas que pretendiam, entre outras propostas, adicionar ao projeto de lei um período máximo de tolerância de 10 minutos para permanência sem atribuição de tarifa e um teto de R$ 0,80 de cobrança para os primeiros 30 minutos de utilização do estacionamento, de autoria do vereador Felipe Abib (PT).

Polícia desarticula maior quadrilha de abigeato do RS, descoberta em Rosário

O estacionamento rotativo já é visto, pela grande maioria da população, como a solução para a falta de vagas em vias públicas do Centro. A implantação da área azul é um tema que já vem sendo debatido há 12 anos na Câmara, desde que foi apresentado o primeiro projeto de lei. 

– Este novo projeto apresentado pela prefeitura é o melhor de todos que já passaram por esta casa, porque ele não tem caráter arrecadatório, pois 80% do que for repassado para prefeitura será destinado a associações de caráter assistencial. Como disse o secretário de Planejamento, Ricardo Júnior, nenhum projeto pesquisado pela prefeitura em mais de 80 cidades do país tem uma proposta igual – afirma o vereador Cilon Lisoski (PR).

Fonte de água mineral brota no interior de São Sepé

Os outros 20% serão destinados à manutenção do trânsito e vias públicas, o que prevê a criação de 30 novos empregos na cidade. Conforme a prefeitura, haverá 1.178 vagas de estacionamento pago. A exploração dos serviços será feita por empresa escolhida por licitação. A cobrança deverá ser feita por meio eletrônico, para facilitar o controle e a fiscalização da rotatividade. 

* Com informações da Câmara de Vereadores de São Gabriel 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers anuncia o Santa Maria Bowl, a decisão gaúcha do futebol americano 2017: https://t.co/42CfR2xfeW @diariosm https:/…há 57 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAs crises externas também são internas https://t.co/lBTF3LipxN https://t.co/rf2KeR6yZwhá 21 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros