Três cidades da região devem receber mais PMs nos próximos meses  - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Segurança19/05/2017 | 08h35Atualizada em 19/05/2017 | 08h35

Três cidades da região devem receber mais PMs nos próximos meses 

Promessa de mais policiais foi feita pelo comando-geral da Brigada Militar

 A única cidade da região de abrangência do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar (BM) que tem menos de três policiais militares e que, portanto, deve ser contemplada com a medida anunciada pelo comando-geral da BM e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado na última terça-feira, Toropi ainda não recebeu o reforço de mais um policial.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

O boletim interno da BM que possibilitou a transferência de policiais interessados em atuar nos municípios em que havia efetivo menor do que três foi assinado na noite de quarta-feira e publicado na manhã de ontem. Porém, Toropi, que fica a cerca de 60 quilômetros da sede do regimento, em Santa Maria, ficou fora da lista e permanece com dois PMs.

Dois homens são assassinados a tiros em Santa Maria

O prefeito de Toropi, Lauro Scherer (PP), não tinha a informação, na tarde de ontem, se a cidade de 3 mil habitantes receberia ou não policiais neste momento. Ele disse que o município tem três PMs designados, mas um deles não está atuando na cidade por motivo que ele desconhece. Com 202 quilômetros de área territorial e apenas dois policiais trabalhando efetivamente, segundo o prefeito, fica difícil combater o crime mais comum por lá, o abigeato. Aliás, não fosse a boa vontade dos PMs, o atendimento à comunidade ficaria limitado ao horário de abertura do posto da BM, das 10h às 16h.

– É questão de segurança. Mesmo três é pouco. Teríamos que ter oito ou nove. A necessidade é muito grande – disse o prefeito Scherer.

Dois policiais e um suspeito ficam feridos em acidente com viatura 

O tenente-coronel Alex Ricardo Hofmann, à frente do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Central, disse que a destinação de policiais para alguns municípios, entre eles, Toropi, ficou para um segundo momento, o que deve ocorrer até o final deste mês:

– Ficaram em torno de oito e 10 municípios para os quais não foram encontrados voluntários para ir para esses locais. Foi feita essa primeira transferência, e Toropi será atendido a seguir, até o final do mês.

53 cidades na lista

A Secretaria de Segurança do Estado disse que não irá divulgar a lista com os nomes dos municípios contemplados por questões de segurança, mas informou, por meio da assessoria, que 53 cidades gaúchas receberam PMs, ou seja, são aquelas que tinham dois, um ou nenhum policial.

Dos 19 municípios de abrangência do 1º RPMon, apenas Toropi estaria na faixa dos que receberiam policiais neste primeiro momento. Já entre as cidades que têm três ou quatro PMs e devem receber o número necessário para chegar a cinco até o final do ano, estão Dilermando de Aguiar, com quatro, e Quevedos, com três.

Santa Maria vai ganhar viaturas e equipamentos de segurança 

A medida minimiza, mas não resolve o déficit de efetivo. Segundo Hofmann, a previsibilidade era ter entre 12 e 13 policiais em cada um desses municípios do Interior. Se considerarmos esse número, 13 das 19 cidades da região têm menos policiais do que o mínimo que deveria ter.  

As vagas que forem abertas em função das transferências deverão ser preenchidas pelos novos PMs que estão na reta final de formação. Serão 1.060 formados até meados de julho e outros cerca de 400 até dezembro.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMO calendário de concursos e as turmas preparatórias abertas https://t.co/P6rBCeBy5B https://t.co/FIJ1eqIPAHhá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSeca e ventos aumentam o risco de incêndios às margens de rodovias https://t.co/ed647rnQ2x https://t.co/DMkYZeFFyhhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros