Plantamos hoje, colhemos amanhã      - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Coluna Vida e Saúde29/05/2017 | 16h37Atualizada em 29/05/2017 | 16h37

Plantamos hoje, colhemos amanhã     

Colunista fala do bom momento que o esporte está vivendo na cidade e os reflexos que ele podem trazer o desenvolvimento das novas gerações

Estamos vivendo um período produtivo para o esporte em Santa Maria, com várias equipes esportivas desenvolvendo trabalhos neste ano. Bons trabalhos resultam em bons públicos, que levam muitas crianças para os estádios e para os ginásios. Estamos diante de um cenário que incentiva a prática de esportes.

Foto: Charles_Guerra / New Co

O futsal, por exemplo, está com três equipes representando a cidade na competição estadual: União Independente, UFSM Futsal e Nova Geração vêm oportunizando bons jogos para os espectadores na Série Bronze. Além disso, o União e a UFSM contam com equipes de base, e o União incentiva também o futsal feminino com a parceria com a Fames.

O atual campeão Santa Maria Soldiers está com tudo na busca da revalidação do título estadual do futebol americano.

O Universitário Rugby joga na elite do Rugby estadual, contando também com equipes de base.

O handebol vem com equipes masculina e feminina disputando competições importantes.

A popular AVF mantém equipes adultas e de base nas competições estaduais feminino de vôlei e procura desenvolver o esporte com a organização de eventos de minivôlei para as pequenas jogadoras. 

O basquete masculino também participa de estaduais nas categorias de base e adulto. E o nosso esporte mais popular, o futebol, está a um passo para voltar à elite no Estado com a boa campanha do Inter-SM na Divisão de Acesso, além da base com o Novo Horizonte.

Além dessas manifestações coletivas, outros esportes individuais também possuem representantes em competições importantes.

Mas como essa variedade de diferentes esportes pode ajudar no desenvolvimento da saúde na nossa cidade?

Uma vez que existem muitas possibilidades de incentivo à prática esportiva, cresce a possibilidade de termos mais praticantes de esportes.

Quanto mais as crianças santa-mariense praticarem esportes bem orientadas pelos profissionais que se formam em nossas instituições de Ensino Superior, maiores são as chances de desenvolvermos um perfil mais ativo na comunidade.

Ser mais ativo ajuda na prevenção de doenças decorrentes da inatividade e do sedentarismo como, por exemplo, obesidade e doenças coronárias. O processo bem guiado de iniciação esportiva prevê o desenvolvimento de gosto pela prática esportiva mesmo que essa criança não se desenvolva um atleta profissional.

No longo prazo, o desenvolvimento de crianças com o perfil mais ativo pode ajudar Santa Maria a ser reconhecida pelo incentivo da prática esportiva e, em função disso, ter que gastar menos dinheiro com saúde.

Torçamos para que o incentivo continue e que a prefeitura e os órgãos públicos consigam criar e incentivar projetos que procuram desenvolver o esporte. Acredito fortemente na possibilidade que o esporte tem de modificar a realidade e desenvolver o nosso futuro. Crianças inseridas nesse contexto, além de desenvolver em um perfil mais ativo, também aprendem questões importantes como, por exemplo, cidadania, disciplina e respeito.

O esporte ensina e estamos sedentos por oportunidades de aprendizado!


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers anuncia o Santa Maria Bowl, a decisão gaúcha do futebol americano 2017: https://t.co/42CfR2xfeW @diariosm https:/…há 57 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAs crises externas também são internas https://t.co/lBTF3LipxN https://t.co/rf2KeR6yZwhá 21 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros