Guia alimentar brasileiro incentiva as práticas de consumo saudável - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Coluna Vida e Saúde08/05/2017 | 13h31Atualizada em 08/05/2017 | 13h31

Guia alimentar brasileiro incentiva as práticas de consumo saudável

Colunista fala sobre como as recomendações da publicação podem modificar a qualidade de vida

As boas escolhas alimentares somente serão possíveis a partir do momento em que eu quiser mudar minha qualidade de vida e, além disso, ter conhecimento sobre o que realmente faz "bem e é bom" ao meu organismo, aquilo que previne doenças crônicas e, também, tem ótima procedência, respeita o ambiente, a sazonalidade, a cultura alimentar de minhas origens e o meio onde vivo. 

Há uma facilidade de discorrer sobre esse assunto alimentação saudável quando se trabalha com nutrição – ciência em constante evolução – e vocês podem ficar pensando, sim para ela é fácil discorrer sobre o tema, pois faz parte de sua formação e seu dia a dia enquanto profissional, mas acredito que todos tenham razão quando levantam essa afirmação, e é claro que já ouvi muitas e muitas vezes. Porém, há um caminho para solidificar e conhecer sobre o assunto, para tanto indico a leitura do novo "Guia Alimentar Brasileiro".

O Guia Alimentar para População Brasileira é referendado em todo mundo como sendo o melhor, e saibam que todos tem acesso, basta entrar o site do Ministério da Saúde, e eis que surgirá uma ótima recomendação alimentar para modificar a sua qualidade de vida, tão simples assim? Sim, bem simples, afirmo que vale a pena.

Foto: Reprodução / Reprodução

Descreverei sobre os princípios básicos da alimentação para elaboração desse material:

1) Alimentação é mais que ingestão de alimentos
A alimentação fornece nutrientes, e a combinação entre si, sua preparação, modo de se alimentar relacionada com a cultura e meio social das práticas alimentares.

2) A recomendação sobre a alimentação deve estar em sintonia com o seu tempo
A busca atualizada sobre culturas, nutrientes e processamento sofrem constante evolução.

3) Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar social e ambiental sustentável
De certa não há alimentação sustentável se o meio ambiente não for preservado.

4) Diferentes saberes geram o conhecimento para os guias alimentares
Há necessidade de vários profissionais que trabalham com alimentação, economia, políticas públicas de alimentação e nutrição, nutricionistas, cientistas sociais e muitos outros profissionais ligados à alimentação desde a produção até o consumo.

5) A autonomia das escolhas alimentares é muito importante quando se cria um Guia Alimentar para uma população inteira, criando direitos à alimentação saudável para todos
O todo deve ser previsto quanto ao direito de uma alimentação adequada e saudável.

"Assim o Guia Alimentar para a População Brasileira se constitui como um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, bem como para subsidiar políticas programas e ações que visem a incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população." Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - 2014. 

Em uma nova abordagem nesta coluna, descreverei sobre a escolha correta dos alimentos para compor uma alimentação nutricionalmente balanceada e saborosa, conforme o Guia.

 
Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros