Depois do temporal, famílias trabalham na reconstrução das residências atingidas - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Ventania19/05/2017 | 11h38Atualizada em 19/05/2017 | 11h41

Depois do temporal, famílias trabalham na reconstrução das residências atingidas

Rajadas de vento chegaram a 84km/h, segundo Defesa Civil

O temporal de quinta-feira deixou estragos por toda Santa Maria. Os ventos que, segundo a Defesa Civil, atingiram os 84km/h durante a madrugada de sexta-feira, derrubaram postes de iluminação, arrancaram árvores do chão e deixaram muitas residências destelhadas. Até esta manhã, cerca de 180 residências haviam sofrido algum tipo de dano por conta da ventania. 

Casa onde reside família de Margarete Medianeira Albernaz teve parte do telhado arrancado pela ventania Foto: Gabriel Haesbaert/New Co DSM

Na Rua Mallmann Filho, na Vila Pôr-do-Sol, os estragos começaram a partir da 0h15min. Maria Araci Albernaz, de 69 anos, contou que estava acordada quando o vento forte começou. Ela mora aos fundos da residência da filha, Margarete Medianeira Albernaz, que teve o telhado arrancado. 

– Eu fiquei apavorada, porque foi um estrondo muito forte. Pensei que uma árvore tivesse caído em cima da casa e gritei perguntando se estava todo mundo bem. Foi horrível, o vento levou tudo... – relatou Maria Araci.

Nesta manhã, o genro de Margarete trabalhava no conserto do telhado Foto: Gabriel Haesbaert/New Co DSM

Quando a reportagem do Diário chegou ao local, Margarete e o genro, Juliano dos Reis, trabalhavam no levantamento de quanto estrago a ventania havia causado. De acordo com Maria Araci, esta foi a primeira vez que a família passou por essa situação. Na casa atingida, além de Margarete, ainda residem a filha dela, o genro e dois filhos do casal, de 7 e 4 anos.

– Foi um barulho muito forte e até as crianças ficaram apavoradas. Ficamos a noite toda sem luz – comentou a mãe.

Chuva volta hoje a Santa Maria 

Não tão distante dali, ainda no mesmo bairro, Ritiele Dutra Cabreira, de 22 anos, viu todo o telhado da parte onde ficam a cozinha e o banheiro da casa onde mora voar pelos ares junto com a ventania. Ela estava cuidando da sobrinha e teve de se abrigar no quarto até o cunhado chegar para tirar as duas do local.

– Eu nunca tinha visto um negócio desses. Foi um desespero e eu só pensava na minha sobrinha. Corremos para o quarto e ficamos lá esperando por socorro. Vi a fiação toda pegar fogo. Foram momentos de terror mesmo! Numa hora dessas a gente não sabe o que fazer, pra onde correr – contou a jovem.

Ritiele teve de se abrigar no quarto com a sobrinha até a chegada do socorro Foto: Gabriel Haesbaert/New Co DSM

A Defesa Civil orientou Ritiele a ficar abrigada na casa dos pais, que moram perto dali, até que os reparos sejam realizados na residência. Equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal trabalham nos reparos das residências afetadas.

ATENDIMENTO
Segundo informações da RGE Sul, em Santa Maria, foram mais de 17 mil clientes que ficaram sem luz por conta do temporal. Equipes da empresa trabalham, durante esta sexta, no restabelecimento da energia elétrica. Não há previsão de quando a energia será restabelecida. 

Equipes da Defesa Civil trabalhavam nos reparos a residências atingidas pelo forte vento  Foto: Gabriel Haesbaert/New Co DSM

Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros também atendeu ocorrências de quedas de árvore, rede elétrica e obstrução de vias. Ao todo, foram 41 chamados para atendimentos mais graves.

A orientação da Defesa Civil é para que os moradores atingidos pelo temporal liguem para o 153 e relatem o problema. Os locais onde a ventania causou maiores estragos foram na zona oeste – no Parque Pinheiro Machado e na Nova Santa Marta – e na zona leste – no Km 3.

Rajada de vento de 95km/h provoca estragos em Santa Maria

NA REGIÃO
Além dos estragos em Santa Maria, outras cidades da Região Central também foram atingidas pelo temporal. Em São Pedro do Sul, foram registrados casos de queda de postes e destelhamentos. Outro município atingido pelas rajadas de vento foi São Francisco de Assis. Não houve feridos.

ms -->
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura continua limpeza em Santa Maria neste sábado https://t.co/XIu3WfAJZ7 https://t.co/LIcdfBKvcZhá 16 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: motorista filma destruição ao longo da BR-287 https://t.co/qtykUbSLh9 https://t.co/UX5vvRv7mqhá 16 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros