Opinião X manipulação  - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Coluna Vida e Saúde24/04/2017 | 13h35Atualizada em 24/04/2017 | 13h35

Opinião X manipulação 

Colunista fala os efeitos negativos de um ambiente onde impera a inveja, o ciúme e a opressão. E como se libertar dessas influências

 

Foto: pixabay / Divulgação

Cabe somente a nós decidir sobre qual é a melhor forma de conduzirmos a nossa vida pessoal e profissional, e isso deveria ser considerado um bem único e inviolável, unicamente porque fazemos escolhas com base em nossas experiências, educação e vontade própria. E, ninguém poderia se sentir no direito de nos manipular ou exercer qualquer tipo de influência ou coerção sobre a opinião pessoal do outro.

Quem já  entrou de gaiato em disputas alheias, sabe bem qual é a sensação de sentir-se manipulado. Acredito que ninguém goste desse tipo de opressão porque isso aprisiona a nossa liberdade de escolha e polui o nosso discernimento, o que acaba, por vezes, nos influenciando a seguir determinadas linhas de pensamentos que não são as mais adequadas.

Alguns indivíduos tentam nos manipular direta ou indiretamente, a ponto de nos desencorajar a tomar determinadas atitudes. Infelizmente, isso ainda ocorre em pleno o século XXI, e é preciso relembrar as pessoas de que o poder de escolha de cada um é sobretudo, uma questão de foro íntimo.

Há quem desperdice o próprio tempo para falar mal dos concorrentes comerciais, colegas de trabalho, dos amigos e, muitas vezes, até da própria família. Também existem os adeptos aos joguinhos mentais que agem unicamente para impor as suas ideias e julgamentos. Em qualquer dos casos, todos desprestigiam o mérito alheio e criam falsas concorrências. São pessoas movidas por sentimentos como o ciúmes ou a inveja. Nem sempre elas percebem, mas tendem a comprometer as próprias amizades, o bom convívio familiar, o respeito aos seus clientes e inclusive a ética profissional.

No entanto, percebo que quem age em prejuízo dos outros vai sendo gradativamente desmascarado, pois se analisarmos a forma como essas pessoas se portam diante de algumas situações, poderemos facilmente identificar o seu verdadeiro caráter. Pois, desperdiçam tempo e energia manipulando ideias e impondo as suas verdades.

A vida nãé uma disputa de quem ganha mais ou de quem é o melhor, e a gente não precisa estar o tempo inteiro escolhendo lados ou versões, tampouco entrando em disputas alheias.

Então, se um dia você se sentir manipulado por alguém que deseja que você ingresse num conflito que nãé seu, lembre-se sempre de seguir a sua luz própria, seus valores e a sua intuição. Essa, sim é a única fidelização que deve ser levada em conta  na sua tomada de decisões.


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCuidados na hora de aproveitar as promoções da Black Friday https://t.co/AnANTD9xIU https://t.co/KhNVUm62zvhá 4 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMTerceira fase de saques do PIS/Pasep é antecipada https://t.co/7SU9H3c7aS https://t.co/wXvOqVecxQhá 5 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros