Santuário de Fátima, em Cruz Alta, terá missas todos os dias - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Religiosidade24/03/2017 | 10h01Atualizada em 24/03/2017 | 10h01

Santuário de Fátima, em Cruz Alta, terá missas todos os dias

Um dos tradicionais locais de peregrinação no interior do Estado contará com celebrações sempre às 16h

Santuário de Fátima, em Cruz Alta, terá missas todos os dias Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A partir de abril, o recém-criado Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, em Cruz Alta, realizará missas todos os dias, às 16h. Também haverá, nos dias 13 de cada mês, duas celebrações diárias, uma pela manhã e outra à tarde.

Os horários* 
Missas

– Todos os dias, às 16h
– Dia 13 de cada mês, às 9h e às 16h
Confissões e aconselhamentos
– Todos os dias, das 9h as 11h30min e das 14h às 16h
*Durante a Quaresma, há Via-Sacra todas as sextas-feiras às 19h

A informação é do padre Ari Pedro Braganholo, empossado reitor do Santuário no último dia 5. O padre adianta que, sempre antes de cada celebração, às 15h30min, haverá recitação do terço. Essas são algumas das novidades implantadas no templo.

Em Rosário do Sul, alunos estão sem transporte escolar

Os espaços da sacristia e secretaria, que estão no mesmo prédio da capela, estão sendo readequados. A sacristia recebeu móveis novos para acomodação das vestes e de todos os utensílios que são utilizados nas celebrações. Já secretaria, além de nova mobília, receberá nova pintura. Os corredores laterais da capela, que dão acesso à secretaria e ao velário, serão cobertos, sanando o problema enfrentado em dias de chuva.

Quanto ao espaço sagrado do templo católico, no entorno do monumento, o cuidado tem sido frequente e caprichado.

Jovem é detido após cair de motocicleta durante fuga em Santiago

– Com muito esmero, os três funcionários cuidam do local, mantendo um ambiente acolhedor e agradável, a fim de receber dignamente todos os peregrinos e visitantes – reforça o reitor.

Padre Ari lembra que existe a Comissão Diocesana do Santuário, composta por um grupo de casais que, junto dele e do bispo diocesano, estuda formas de melhorar, cada vez mais, o local, tanto na questão pastoral como administrativa.

Projeto "Tô na Praça" terá segunda edição em Faxinal do Soturno

Entre as novidades este ano, está a realização da Via-Sacra todas as sextas-feiras à noite, às 19h, durante o período da Quaresma. A celebração conta com a participação de fiéis de todas as paróquias da cidade.

De acordo com o religioso, a realização da Via-Sacra no Santuário teve uma boa aceitação, porque a comunidade está participando ativamente, inclusive os catequizandos das paróquias locais. O trajeto é realizado no espaço do Santuário, porém, em dias de chuva, é feito dentro da capela.

Pacientes com sequelas pós-alta serão beneficiados com rede integrada pelo SUS na região

O monumento de Fátima foi inaugurado em 1952, inicialmente com um pedestal de 32 metros de altura onde está uma imagem de Nossa Senhora vinda de Portugal. Em outubro do ano passado, durante a 65ª Romaria de Fátima, o espaço foi transformado em Santuário.


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Riograndense conhece tabela da segunda fase da Terceirona Gaúcha: https://t.co/fjtaG0NRYM @diariosm @Naion_Curcino https:/…há 12 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPolícia Civil tem suspeitos para assassinato de cliente em minimercado https://t.co/z9XRxdMS8F https://t.co/8zpUV4bmDChá 17 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros