Reforço no policiamento garantiu Carnaval mais tranquilo na região - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Segurança03/03/2017 | 10h01Atualizada em 03/03/2017 | 10h01

Reforço no policiamento garantiu Carnaval mais tranquilo na região

Nas quatro noites de festa, foram registradas 134 ocorrências em 19 municípios da região

Reforço no policiamento garantiu Carnaval mais tranquilo na região Brigada Militar/Divulgação
No Balneário das Tunas, em Restinga Seca, foi notada grande presença de policiais Foto: Brigada Militar / Divulgação

O feriadão de Carnaval foi de relativa tranquilidade na região em relação a ocorrências policiais. Conforme dados divulgados pelo 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar, responsável pelo policiamento em Santa Maria e em outros 18 municípios da região, foram apenas 134 ocorrências nas quatro noites da festa mais popular do país.

Brigada Militar emprega 100 policiais por dia durante o carnaval na região

Se esse número for dividido pelo número de cidades e de dias, são duas ocorrências por município em cada um dos quatro dias de Carnaval. Para se ter uma ideia, até ontem, em Santa Maria, a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) já havia recebido 4.113 boletins de ocorrência, o que dá uma média de 68 diariamente.

Polícias rodoviárias flagraram mais de 30 pessoas por embriaguez durante o Carnaval

Os crimes mais graves que aconteceram foram três homicídios, dois em Santa Maria e um em Júlio de Castilhos. No entanto, para o comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Erivelto Hernandes, as mortes não tiveram nada a ver com o Carnaval. Fora isso, foram três casos de roubo e dois de lesão corporal. As demais ocorrências, de acordo com o comandante, são de casos como perda de documentos, injúria e outros crimes que não tenham o emprego de violência.

Reforço no policiamento

Hernandes comemora a baixa estatística e atribui a tranquilidade à presença da polícia, principalmente em cidades que tiveram festas que reuniram uma quantidade maior de pessoas, como Santa Maria, Restinga Seca, Formigueiro, São Sepé e São Pedro do Sul. De acordo com o comandante, foram várias medidas que possibilitaram que cerca de 100 policiais fossem empregados a cada noite de folia. Houve um acréscimo de 700 horas extras, o remanejamento de policiais da área administrativa para atuar nas ruas e também a implementação de 30 alunos da Escola de Formação de Sargentos (Esfas).

Prefeito de São Sepé candidata a cidade para receber prisão federal

– Foi um conjunto de fatores que possibilitou com que pudéssemos atender a esses locais. A principal delas foi a economia de horas extras que fizemos no mês, porque sabíamos que teríamos o Carnaval. Na quinta (dia 23), recebemos mais 700 horas. Tivemos o retorno de 10 policiais da Operação Golfinho. O expediente administrativo foi reduzido. Enfim, empregados a totalidade do nosso efetivo, adequando a nossa escala diária, para que também não fosse afetado o policiamento no dia a dia – explica Hernandes.

Especialistas avaliam prós e contras de prisão federal em São Sepé

Ao todo, durante as quatro noites de Carnaval, cerca de 2,3 mil pessoas foram abordadas nas barreiras realizadas próximas dos clubes em Santa Maria e nos locais das festas em Restinga Seca, Formigueiro, São Sepé e São Pedro do Sul. O principal objetivo era identificar pessoas que tinham outra intenção que não fosse a diversão.

Quase 130 policiais retornam a Santa Maria e região após a Operação Verão

– É abordando que se previne o crime. Tem sido uma temática do nosso policiamento, que é preventivo. Com isso, antevemos ou impossibilitamos o cometimento de qualquer ação delituosa. Além disso, a nossa presença já inibe a ação de algum indivíduo que sai com a intenção de cometer algum crime. Principalmente em Santa Maria, colocamos o nosso efetivo para evitar os roubos a pedestres nas entradas e saídas dos clubes, assim como o furto e o arrombamento de veículos. O nosso planejamento atendeu a todas as expectativas na execução – comemora o comandante.

Os números da BM no Carnaval

- Detenções: 37
- Termos circunstanciados: 15
- Foragido recapturado: 2

- Armas de fogo apreendidas: 3
- Pessoas abordadas: 2.293
- Veículos fiscalizados: 957
- Estabelecimentos fiscalizados: 125
- Veículos autuados: 43
- Veículos recolhidos: 19

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltantes amarram casal de agricultores e fogem levando dinheiro e um carro https://t.co/bp0ydKBG8p https://t.co/A7KW3xj4gOhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMNova loja de shopping abre 16 vagas de empregohttp://bit.ly/2AZy0UU https://t.co/ynjKeTqcqGhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros