Prefeitura de Caçapava do Sul decreta emergência devido às chuvas - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Região16/03/2017 | 19h27Atualizada em 16/03/2017 | 19h27

Prefeitura de Caçapava do Sul decreta emergência devido às chuvas

Já choveu o dobro da média do mês no município e há danos na zona rural

Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

O prefeito em exercício de Caçapava do Sul, Luiz Guglielmin, assinou nesta quinta-feira decreto de situação de emergência por conta dos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. 

O decreto considera ¿a grande precipitação pluviométrica de aproximadamente 400 milímetros (mm), média superior a 100% da previsão do período¿ e os grandes estragos nas estradas vicinais no interior, impedindo a manutenção das mesmas em período de escoamento de safra. O transporte escolar também foi prejudicado nessas estradas.

Força das águas destruiu pontes de madeira e prejudicou o trânsito nas estradas da zona rural, deixando moradores ilhados Foto: Gazeta de Caçapava / Gazeta de Caçapava

O secretário de Obras, Paulo Henriques, informou que diversas regiões ficaram ilhadas por conta da queda de pontes e cabeceiras, que foram levadas pelas enchentes dos rios, além de que inúmeras ruas estão sem condições de trafegabilidade por conta de erosões e até desmoronamentos que ocorreram.

Governador abre a colheita de azeitona em São Sepé 

A Secretaria de Assistência Social relatou que 16 famílias se deslocaram até o local para pedir auxílio de telhas e lonas após a forte tempestade que atingiu a cidade na quarta-feira e no último domingo. Uma família está desabrigada e foi cadastrada para recebimento de aluguel social. Mais danos foram causados na chuva da madrugada desta quinta-feira. 

O coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, major Rinaldo da Silva Castro, e seu adjunto, sargento Adão Roberto, se reuniram com Guglielmin na segunda-feira passada para avaliar a situação de Caçapava do Sul. O secretário Geral, Nei Tavares, e o secretário-adjunto de Obras, Ariovaldo Gomes, junto com Gilnei Marques, da Defesa Civil local, também participaram da reunião.

Chuva e estradas ruins trazem prejuízo à colheita do arroz 

Guglielmin enviou ao governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), uma solicitação de homologação de situação de emergência, e também um pedido de reconhecimento federal de situação de emergência ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow. 

*Com informações de William Brasil/Prefeitura de Caçapava do Sul 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: visite o novo centro de eventos da UFSM sem sair de casa https://t.co/YWDXsZRyHS https://t.co/Jk0OvoWsdthá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMInscrições para Vestibular de Inverno da Unifra encerram nesta segunda-feira https://t.co/QO4tTDtAXZ https://t.co/D97xwyYjHFhá 5 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros