Parabéns aos novos calouros da UFSM - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Opinião29/03/2017 | 15h58Atualizada em 29/03/2017 | 15h58

Parabéns aos novos calouros da UFSM

Colunista conta como foi participar de uma chamada oral e participar do momento da conquista da tão sonhada vaga na faculdade

Na última chamada oral da lista de espera do SiSU/2017 e das vagas remanescentes, realizada na UFSM, passei por momentos de imensa emoção. O Auditório Flavio Miguel Schneider, do Centro de Ciências Rurais estava lotado, digo, superlotado.

Do lado de fora, familiares, namorados e amigos, na torcida. No lado de dentro, em torno de 500 candidatos na esperança de conseguirem a almejada vaga em um dos campi de nossa universidade e mais 70 pessoas, entre servidores que atuam nas comissões: de seleção e ingresso,  socioeconômica, acessibilidade e étnico-racial, além dos bolsistas.

No ar, um clima nervoso, expectativa para início da chamada oral. Os computadores resolveram não colaborar, pois por algum problema não funcionaram e a chamada atrasou. Duas filas: uma para a chamada oral, outra para as vagas remanescentes.

UFSM realiza a 3ª chamada oral neste sábado


Apesar da tensão, os candidatos permaneciam aparentemente tranquilos. Ali, a pessoa mais nervosa era eu. Após a habilitação, isto é, todos os presentes registrarem e assinarem seus a relação de presença, o professor Jerônimo Tybusch deu inicio ao processo, chamando os candidatos, inicialmente da Medicina. Ao ser anunciado o primeiro nome, todos os presentes aplaudiram.

As palmas se repetiram até o ultimo candidato, do derradeiro curso. A alegria da conquista do Outro contagiava o ambiente. A tensão deu lugar à solidariedade e ao reconhecimento da vitória do colega, sentado ao seu lado. Não vi competição. Vi empatia.

Minha função era receber o candidato e entregar-lhe um envelope para que colocasse a documentação. Foi um momento em que me deparava com  a fragilidade de cada menino e menina que por mim passaram: choro, mãos trêmulas, vozes embargadas.

A emoção foi contagiante, de tal forma, que enxuguei algumas lágrimas bobas que teimaram brotar no cantinho dos meus olhos. Calma! Respira fundo! Vai tomar uma aguinha! Palavras que repeti o tempo todo. Alguns pediam para ir ao banheiro. Pode ir, fico com teu material!

Chamada oral na UFSM Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

Passada a emoção inicial, era a vez de o celular entrar em cena para as boas novas. Ao voltar para casa, senti dores no corpo todo. Parecia ter levado uma surra. Parabéns ao novos calouros da UFSM!  


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 8 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPM é condenado por morte de sem-terra durante desocupação de fazenda https://t.co/QwCdE7ezF7 https://t.co/mCqxKFUTEHhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros