Paciente que tinha consulta marcada encontrou policlínica fechada após feriadão - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Saúde02/03/2017 | 09h09Atualizada em 02/03/2017 | 09h09

Paciente que tinha consulta marcada encontrou policlínica fechada após feriadão

Unidade que encaminhou paciente não avisou sobre horário do feriadão. Nova consulta só em, no mínimo, 15 dias

Paciente que tinha consulta marcada encontrou policlínica fechada após feriadão Reprodução/Divulgação
Foto: Reprodução / Divulgação

Quem procurou uma unidade de saúde, de Estratégia Saúde da Família (ESF) ou serviço especializado na rede municipal de saúde na manhã de Quarta-Feira de Cinzas deparou com as portas fechadas. É que um decreto municipal determinou fechamento de órgãos públicos municipais durante o feriadão de Carnaval (de sábado a terça-feira) e a reabertura na quarta das 14h às 18h.

Em especial, os serviços da rede de saúde foram retomados às 13h. A exceção foram os Pronto-Atendimentos que permaneceram funcionando no período. Os horários foram afixados nas fachadas das unidades.

Edital para reforma da unidade da Cohab Santa Marta deve ser lançado até maio

Por si só, o feriado prolongado já desagrada muita gente. Quem precisa de um serviço simples na rede de Atenção Básica reclama que, com as unidades fechadas, tem que procurar o PA para ser atendido. Mas o caso envolvendo a serviços gerais Joice Leia da Silva, 49 anos, chamou a atenção ontem. Isso porque ela não procurou uma unidade espontaneamente. Tinha um agendamento.

Joice conseguiu uma carona com o irmão, saiu da Cohab Santa Marta, na Região Oeste, onde mora, e foi até o Centro. Ao chegar na Policlínica do Rosário, no começo da manhã, se surpreendeu ao ver o local fechado. Ela enfrentou o difícil (mas comum) caminho até a desejada consulta com especialista na rede pública de saúde da cidade. A trajetória é conhecida por todos aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

Está difícil fazer pré-natal na rede pública em Santa Maria

Foto: Lucas Amorelli / New Co DSM

Com a ajuda de uma amiga, que madrugou e foi para a frente da Unidade de Saúde Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta, às 3h, Joice conseguiu uma das oito fichas para clínico geral distribuídas no último dia 20 de fevereiro. Ela precisava mostrar o resultado de um exame de sangue.

Como o nível de glicose não havia baixado desde o último teste três meses atrás, a paciente pediu encaminhamento a um nutricionista. Ela acredita o profissional pode ajudá-la a reduzir o índice de glicose.

Prefeitura quer que devedores do município reformem as unidades de saúde

No papel do encaminhamento está descrito o local, a data e o horário da consulta com o especialista: Policlínica do Rosário, 1º de março, 9h30min.

– Ninguém me ligou para avisar que tinha mudado o horário. É uma pena porque até o ano passado tinha nutricionista aqui no posto (Floriano Rocha), nesse ano, não tem mais. Não sei o que devo fazer agora. Será que vão me ligar para remarcar ou ter que ir no posto de novo? Cada vez que vou consultar, mesmo estando em acompanhamento com a médica, tem que ir de madrugada, tirar ficha de novo, consultar. Se a gente chegar às 5h não consegue mais ficha. Poderiam marcar como retorno – disse Joice.

Prefeitura cria Ouvidoria especial para a saúde

O que diz a prefeitura

A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, disse que houve um erro na unidade de saúde que deveria ter avisado a paciente da troca de horário. Agora, a equipe da Unidade Floriano Rocha entrará em contato com Joice a partir da segunda quinzena de março para remarcar a consulta com a nutricionista. Não há data para que a nova consulta ocorra.

– Foi  um erro interno. Havia uma lista para fazer o reagendamento. As outras pessoas foram avisadas, mas essa paciente passou. A unidade vai entrar em contato a partir da segunda quinzena de março, e acredito que ela deva consultar também nesse período, daqui a uns 15 a 20 dias – disse a secretária adjunta.


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRenato Mirailh: há mais de 30 anos nos palcos santa-marienses https://t.co/EJW8pNL2sF https://t.co/Gj4SKJPLNphá 12 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAssaltantes amarram casal de agricultores e fogem levando dinheiro e um carro https://t.co/bp0ydKBG8p https://t.co/A7KW3xj4gOhá 16 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros