Escola de Santa Maria conquista certificação mundial em educação - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Selo da Unesco08/03/2017 | 10h20Atualizada em 08/03/2017 | 14h16

Escola de Santa Maria conquista certificação mundial em educação

Reconhecimento veio após realização de projetos envolvendo alunos, professores e familiares

Escola de Santa Maria conquista certificação mundial em educação /New Co DSM
Projetos desenvolvidos na Borges de Medeiros envolvem alunos, professores e familiares Foto: New Co DSM

A Escola de Educação Infantil Borges de Medeiros é a primeira das instituições municipais da Região Centro do Estado a receber certificação da Unesco, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. Agora, o colégio participa do Programa de Escolas Associadas (PEA) da organização mundial, que é tão antigo quanto a própria Unesco. 

O PEA foi criado para estender os objetivos da organização, no pós-guerra, ao campo da educação e está presente em 130 países. De acordo com a diretora da escola, Gilsi Alves, a instituição de ensino ganha o reconhecimento como um colégio que preza pela cultura e ciência.

TV Campus faz série apresentando serviços da UFSM aos calouros

Em novembro do ano passado, a professora Sabrina Machado, 34 anos, decidiu encaminhar um relatório à Unesco, no prazo imposto pela organização, para apresentar os projetos realizados na escola que buscam a integração de alunos, pais e educadores. Em fevereiro deste ano, Sabrina recebeu a resposta: a escola agora é certificada pela Unesco. 

Para seguir com o selo, a Borges de Medeiros deve encaminhar, até 20 de março, um planejamento dos projetos que pretende fazer este ano e, em novembro, enviar o relatório comprovando o trabalho realizado.

Na tentativa de fugir de greves, pais apostam em escolas particulares

– Nós não ganhamos dinheiro, é só reconhecimento mesmo. A primeira coisa que nos perguntam é o que a gente ganha, e respondemos que é o reconhecimento da maior organização mundial em educação, cultura e ciência – diz, orgulhosa.

Com a certificação, a escola pode usar o selo do Programa de Escolas Associadas na fachada do prédio e em documentos oficiais do colégio. 

A coordenadora pedagógica e a diretora da escola Borges de Medeiros viajarão, em setembro, a Foz do Iguaçu (PR) para receber oficialmente, em uma cerimônia, a certificação do PEA da Unesco.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMotociclista morre ao ultrapassar em local proibido da BR-290 https://t.co/zfVfaEyH5K #rosáriodosul https://t.co/xYKzb97Xdyhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM#DiaDoAmigo https://t.co/2kHXhPHwYShá 16 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros