Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Educação09/03/2017 | 11h48Atualizada em 09/03/2017 | 15h53

Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos

Mudança foi anunciada pelo Ministério da Educação na manhã desta quinta-feira

Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos Manuela Balzan/agencia rbs
Foto: Manuela Balzan / agencia rbs

O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos - dias 5 e 12 de novembro - e não mais em um único fim de semana. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio. As informações são da Agência Brasil.

Volta às aulas atrai bixos e veteranos para a Saturnino de Brito

A mudança foi definida depois de uma consulta pública. Mais de 600 mil pessoas opinaram e 42% votou pela prova em dois domingos. Além dos dias de aplicação da prova, outras mudanças foram anunciadas (leia mais abaixo). 

A medida deverá beneficiar os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala, das 13h (horário de início da prova) até o sol se pôr, e realizavam as provas do Enem no sábado à noite. Em 2016, 76 mil estudantes sabatistas fizeram a prova.

Os candidatos interessados em fazer o exame devem pagar uma taxa de inscrição, em valor que ainda não foi definido. A previsão é que o edital deste ano seja publicado até o dia 10 de abril. As inscrições devem ser feitas de 8 a 19 de maio. O resultado da prova será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. São isentos do pagamento da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda. Os estudantes isentos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o benefício em 2018, caso queiram fazer a prova novamente. 

Veja as principais mudanças:

Data das provas
As provas serão aplicadas em dois domingos seguidos. No dia 5 de novembro será a prova de redação, linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. A duração será de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo, dia 12 de novembro, será a vez dos candidatos resolverem questões de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com tempo de 4 horas e 30 minutos. 

Isenção
Os candidatos de baixa renda ou que concluírem o ensino médio em escola pública, continuarão isentos. Aqueles que não compareceram a prova poderão perder o benefício no ano seguinte. Os  cadastrados no CadUnico passam a ser beneficiados. Agora, os participantes de renda baixa deverão informar o número de identificação social no momento da inscrição. Antes, a isenção para pessoas de baixa renda era dada para quem apenas fizesse uma autodeclaração. 

Segurança
Além de serem diferenciadas por cores, as provas deste ano deverão ser impressas com o nome de cada candidato. O cartão resposta, que será encartado junto do caderno de questões, também terá impresso o nome e número de inscrição de cada um. 

Atendimento
Os candidatos com deficiência que precisem de tempo extra deverão fazer essa solicitação durante a inscrição no Enem. Até então era feito no dia da prova a um fiscal.

Aplicativo UFSM Digital chega a 10 mil downloads

Consulta pública
As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo ministério, do dia 18 de janeiro ao dia 17 de fevereiro. Mais de 600 mil pessoas participaram da consulta, que abordou três questões. A primeira era se as pessoas preferiam manter a prova em dois dias ou que ela fosse aplicada em um único dia (com uma prova de até 100 questões e mais a redação). A maioria das respostas - 63,7% - decidiu manter a prova em dois dias.

A segunda questão era em caso de a prova ser aplicada em dois dias, qual seria a melhor opção. Os participantes deveriam votar entre dois domingos seguidos; em um domingo e segunda-feira ou em sábado e domingo (como vinha sendo aplicado). A escolha de dois domingos seguidos foi de 42% das participantes. 

A última pergunta era sobre aplicar a prova por meio de computador, proposta recusada por 70% das pessoas que participaram da consulta pública. 

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMContra propostas do governo, categorias se mobilizam na sexta-feira https://t.co/I0NYSu28Hs https://t.co/R8IEu0UzDYhá 7 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHomem é detido com mais de 6 mil maços de cigarro em agudo https://t.co/PGx2qgvA6b https://t.co/Sbqb9Qfifuhá 20 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros