Em 2016, mais de 600 celulares foram apreendidos em presídios - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Na Região24/03/2017 | 08h29Atualizada em 24/03/2017 | 09h45

Em 2016, mais de 600 celulares foram apreendidos em presídios

Susepe reforça a segurança em 11 prisões para impedir que celulares, drogas e armas entrem nos locais

Em 2016, mais de 600 celulares foram apreendidos em presídios Jean Pimentel/Agencia RBS
Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) reforçou a segurança nas 11 casas prisionais localizadas na região central do Estado (veja no quadro abaixo) com o objetivo de impedir a entrada de objetos ilícitos – entre eles, drogas, celulares, armas de fogo e armas brancas – e também fazer a retirada do que é encontrado. A cada semana, em média três apreensões são registradas.

Jovem é detido após cair de motocicleta durante fuga em Santiago

De acordo com o delegado Anderson Prochnow, titular da 2ª Delegacia Penitenciária Regional (2ª DPR) da Susepe, o maior problema enfrentado pelas casas prisionais são os arremessos de drogas para dentro dos pátios. Nos presídios e penitenciárias de nove municípios da área da 2ª DPR, que inclui Santa Maria, foram quase 3 kg de droga apreendidos – entre maconha e cocaína –, além de 372 celulares.

– No Regional (presídio), o problema é maior, pois fica próximo a residências, então, o acesso é mais fácil. No entanto, a penitenciária também tem enfrentado problema semelhante, mesmo sendo mais distante. As ações visam identificar quem teria essa intenção e também coibir – explica Prochnow.

Motorista tenta fugir, mas é preso com drogas em Santa Maria

Responsável pela 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil (3ª DRP), o delegado Sandro Meinerz aponta que o problema é grave e descreve que isso faz parte de uma barganha do crime organizado.

– O celular, por exemplo, tem valor econômico dentro do presídio. Se um criminoso conseguir colocar um aparelho dentro da casa prisional, pode alugar para o colega de cela, que, em contrapartida, fica endividado. Ele terá de pagá-la em algum momento, seja pedindo que a alguém viabilize entrada de droga ou de outra forma – explica Meinerz.

Armas, drogas e celulares foram apreendidos em operação dentro da Penitenciária de Santa Maria Foto: Susepe / Agencia RBS

O delegado afirma que uma constatação do cenário em Santa Maria é de que quem adquire uma dívida e deixa a prisão sem pagá-la acaba por se tornar vítima de homicídio.

Metade das viaturas da Guarda de Santa Maria está parada

– Entra um traficante, e, lá dentro, tem uma pessoa que cometeu crime contra o patrimônio. Esse traficante coopta essa pessoa, e usa ela. Afinal, levanta muito menos suspeitas de agentes penitenciários um parente de quem cometeu crime contra patrimônio na hora da busca por algum objeto ilício do que um parente do traficante – diz Meinerz, explicando outra estratégia usada por criminosos.

O delegado Prochnow relata que a Susepe criou uma rede de inteligência que dá subsídios para combater esse tipo de crime. Ajudam, também, os equipamentos de Raio X e detectores de metais que o Presídio Regional de Santa Maria tem à disposição desde o ano passado.

A Susepe deve intensificar as revistas com o objetivo de desarticular possíveis ações de grupos criminosos, movimentos que possam levar a fugas e retirar objetos ilícios das casas prisionais. A direção destaca o fator surpresa.

Jovem é detido por plantar e vender maconha em Santa Maria

– O que antes era feito somente nos dias de semana, nosso pessoal está realizando também aos finais de semana. Destaco a atuação dos agentes, pois são atitudes como essas que fortificam nossa instituição – disse Ângelo Carneiro, diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP).

No ano passado, houve 17 operações de revista completas na região. A tendência é que haja diversas revistas ao longo deste ano.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM9 concursos com inscrições abertas no Estado https://t.co/dYknC0owfS https://t.co/uPLTF1TLJ4há 21 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrimeira parcela do 13º de 2017 para a aposentados e pensionistas será paga em agosto https://t.co/G7hY3J8DLf https://t.co/Lb5oI06qBOhá 21 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros