Casa de Saúde amplia atendimentos em cinco novas especialidades - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Sistema Único de Saúde08/03/2017 | 09h21Atualizada em 08/03/2017 | 09h21

Casa de Saúde amplia atendimentos em cinco novas especialidades

Devem ser atendidos seis pacientes de cada especialidade por manhã

Casa de Saúde amplia atendimentos em cinco novas especialidades Gabriel Haesbaert/NewCo DSM
A pequena Isadora, de apenas 6 dias, realizou sua primeira consulta no novo ambulatório Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

Começaram, nessa terça-feira, os atendimentos no novo ambulatório da Casa de Saúde. A abertura do espaço e a presença de alunos do curso de Medicina do Centro Universitário Franciscano (Unifra) permitirão que pacientes que aguardam consulta nas áreas de angiologia, urologia, nefrologia, cardiologia e pneumologia sejam atendidos. É o caso da dona Nedi Perufo, 86 anos, que há mais de um ano esperava para ser avaliada por um pneumologista. 

Acompanhada da filha Antonieta Perufo, 62, dona Nedi foi a primeira paciente na área de pneumologia a ser atendida no novo ambulatório.Ela procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Bela União, no ano passado, por causa de um chiado no peito que a incomodava. O médico indicou o especialista, porém, o agendamento nunca ocorreu.

PM morre afogado durante pescaria no interior de São Francisco de Assis

– Dava para adoecer e sarar de novo – brinca a aposentada, referindo-se à demora em conseguir uma consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Nos consultórios, os pacientes são atendidos por alunos do 5º semestre de Medicina da Unifra, sob a orientação de professores que atuam em cada uma das especialidades. Além de verificar e prescrever medicações, a equipe solicita exames quando necessário. 

Paciente que faltou à consulta conseguida via judicial teve de depositar caução para reagendá-la

Em outra sala do ambulatório, Pâmela dos Santos Lima, 28 anos, e Tiago Avinio da Silva, 32, acompanhavam a primeira consulta da pequena Isadora Lima da Silva, de 6 dias, filha do casal.

– Tivemos alta na sexta-feira e agendaram para voltarmos hoje (ontem) para fazer os exames na Isadora – conta a mãe. 

Outro grupo de alunos, desta vez assistidos por uma professora da área de pediatria, mediu e pesou a bebê. A coordenadora da Medicina da Unifra, Léris Bonfanti Haeffner, explica que os pacientes são encaminhados pela Secretaria de Saúde do município e pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Ou seja, o serviço não será de porta aberta. Porém, será sem custo ao paciente, pelo SUS. Em média, devem ser atendidos seis pacientes de cada especialidade por manhã. No total, a projeção da coordenadora é que sejam feitos 320 atendimentos por mês.

Unifra prorroga inscrições para cursos de especialização 

Novo prédio

Para o início das atividades nessas cinco novas áreas, uma ala de internação do hospital foi reformada. Com isso, a instituição passa a ofertar consultas em 15 especialidades em dois espaços físicos: o antigo, destinado a especialidades voltadas para a parte cirúrgica, e o novo, voltado à área clínica. Mas, mesmo a ala revitalizada deve ser provisória. Isso porque a ideia é reunir todos os serviços ambulatoriais em um único prédio, que deve ser erguido no complexo hospitalar até o segundo semestre do ano que vem.

A Casa de Saúde pertence ao município, que terceiriza a gestão à Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas).

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCondomínios já investem em espaço para convivência de pets em Santa Maria https://t.co/20SNfBZ62r https://t.co/MiTn2PQxAZhá 48 segundosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPreço da gasolina pode subir de 7 a 10 centavos em Santa Maria https://t.co/JzI1qjy7NU https://t.co/uKle0oqG5whá 20 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros