Calouros e veteranos doam sangue na volta às aulas em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Do bem06/03/2017 | 19h43Atualizada em 06/03/2017 | 19h43

Calouros e veteranos doam sangue na volta às aulas em Santa Maria

Trote solidário é uma forma de incentivar os jovens a serem doadores 

Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Bixos e veteranos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encheram os espaços do Hemocentro de Santa Maria, na tarde desta segunda-feira. 

Bixos da Agronomia da UFSM foram doar sangue na tarde desta segunda-feira, em Santa Maria Foto: Rodrigo Souza / Divulgação

Com as caras pintadas – característica de quem é novato na universidade – os calouros foram incentivados a doarem sangue. Os veteranos – que no ano passado também participaram do trote solidário – também aproveitaram para doar. 

Apesar do indicativo de greve, primeiro dia de aula foi de movimento normal nas escolas estaduais de Santa Maria

O curso de Agronomia tem uma parceria de fora. Um grupo de amigos, que fazem trabalho voluntário, criou a Confraria Semeando o Bem, que  busca propor iniciativas de solidariedade em Santa Maria. Entre os participantes do grupo, estão dois acadêmicos de agronomia: Lucas Menezes Jorge, 22 anos, e Daniela Salvadé, 21. Foi por meio deles que a equipe fez a parceria com o curso. 

Brique da Vila Belga celebra dois anos de domingos mais coloridos

De acordo com Lucas, a confraria doa as camisetas de bixos e veteranos no início do semestre. A contrapartida dos universitários é fazer a campanha para que o máximo de estudantes doem sangue: 

– Os meus bixos participaram dessa proposta, de doar sangue. E para que isso continuasse sempre, nós levamos a ideia até o pessoal da confraria. Este é o segundo ano dessa parceria – explica Lucas. 

O trote solidário é uma prática que se popularizou nas instituições de ensino superior em Santa Maria. Bixos e veteranos se reúnem para doar sangue, arrecadar alimentos ou livros e também rações. As doações são encaminhadas para instituições beneficentes. 

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVai torcer pelo @Gremio amanhã? Em casa ou na Arena, poste sua foto com #gremistasnodiário 🔵⚪⚫há 18 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMãe de três crianças ganha trigêmeos e precisa de doações https://t.co/6JkbkFrcsy https://t.co/fAa1qRrTEihá 20 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros