Apesar do indicativo de greve, primeiro dia de aula foi de movimento normal nas escolas estaduais de Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Volta à aulas06/03/2017 | 13h50Atualizada em 06/03/2017 | 13h50

Apesar do indicativo de greve, primeiro dia de aula foi de movimento normal nas escolas estaduais de Santa Maria

Paralisação deve ser definida até quarta-feira

Apesar do indicativo de greve, primeiro dia de aula foi de movimento normal nas escolas estaduais de Santa Maria Gabriel Haesbaert/NewCO DSM
Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

A segunda-feira que marcou um típico dia de o retorno do ano letivo  nas escolas estaduais de Santa Maria: vai e vem  de alunos, pais e motoristas de transporte escolar em frente às instituições e professores de um lado para o outro.

Apesar do indicativo de greve para as escolas estaduais, em assembleia regional do Cpers/Sindicato, na última sexta-feira, movimento foi considerado normal:

– Aqui tivemos o quadro o completo, a chamada normal com presença dos alunos. Como não tem nada decidido, aguardaremos a assembleia de quarta-feira – informou a diretora da Escola Estadual Edson Figueiredo, Lucimara Rosa da Costa.

A lista dos 38 professores convocados para a rede municipal


O receio de alguns pais é que, se aprovada, a paralisação prejudique o ensino. Mas, ainda assim, não deixaram de levar os filhos às escolas.

Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

O operador Adriano da Silva, 43 anos, teme que já na quarta-feira, o filho Henrique, de 13 anos, encontre as salas de aula fechadas. Contudo, diz entender a necessidade dos professores.

– O ano passado teve greve o ano todo, isso acaba prejudicando o aprendizado. Queria até trocar o guri de escola, mas ele não quis, porque já está no último ano  (do Ensino Fundamental). Por outro lado, entendo os professores. Já pensou tu trabalhar o mês inteiro e não receber?

Justiça manda faculdade fazer matrícula de aluna expulsa

A possibilidade de greve refletiu na rotina do motorista de uma van escolar, Ronaldo Vidal, 53 anos. Mesmo com o veículo lotado, ele não reviu antigos passageiros:

–  Pra mim está bom, a van lotada. Mas "perdi" um monte de criança do ano passado pra cá. Fiquei sabendo que os pais trocaram com medo da greve.

De acordo com o 2º núcleo do Cpers/Sindicato, a  assembleia geral dos educadores e funcionários da rede estadual está marcada para esta quarta-feira, em Porto Alegre.

Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM





 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMContra propostas do governo, categorias se mobilizam na sexta-feira https://t.co/I0NYSu28Hs https://t.co/R8IEu0UzDYhá 13 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHomem é detido com mais de 6 mil maços de cigarro em agudo https://t.co/PGx2qgvA6b https://t.co/Sbqb9Qfifuhá 26 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros