Professoras de Santa Maria dão exemplo de ensino sustentável (e premiado) - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Educação08/02/2017 | 10h31Atualizada em 08/02/2017 | 10h31

Professoras de Santa Maria dão exemplo de ensino sustentável (e premiado)

Escola Municipal João Hundertmarck  ganhou o prêmio de R$ 10 mil

Professoras de Santa Maria dão exemplo de ensino sustentável (e premiado) Gabriel Haesbaert/Especial
Casa para brincar foi feita na pracinha da escola e tem mais de mil garrafas pet na confecção Foto: Gabriel Haesbaert / Especial

As professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Hundertmarck, na localidade Passo da Ferreira, queriam ensinar aos alunos a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de recicláveis. O trabalho deu tão certo que, em novembro do ano passado, a instituição ganhou o prêmio Projeto Escola Sustentável, Desperdício Zero, da prefeitura de Santa Maria, que rendeu R$ 10 mil ao colégio.

Inscrições para o Fies abrem nesta terça-feira

A diretora da escola, professora Gilce Spode de Arruda, diz que foram criadas, na instituição, um jardim, uma composteira e uma casinha de garrafas, além de brinquedos construídos com materiais reutilizados.

– Por todo o pátio, há canteiros de pneus. Na pracinha da escola, foi criada uma casa com mais de mil garrafas PET e brinquedos de pneus. A horta foi cercada com paletes. Também fizemos uma hortinha vertical, com paletes, para temperos e chás – descreve.

Campanha arrecada doações para o Lar das Vovozinhas

Segundo Gilce, toda a produção de hortaliças, legumes e temperos é utilizada na merenda da escola. Ainda conforme a professora, o colégio tem status de instituição de ensino rural, então, ela e os demais educadores acharam importante fazer com que os estudantes entrassem em contato com a jardinagem e o cultivo.

Trio de educadoras orgulhosas com o prêmio Foto: Gabriel Haesbaert / Especial


A coordenadora pedagógica, Simaia Zancan Ristow, conta que se surpreendeu com o engajamento dos alunos. Conforme Simaia, foi preciso criar uma escala para que todas as crianças interessadas na iniciativa pudessem se dedicar ao trabalho de limpeza dos canteiros e da horta, além de regar as plantas.

Para ela, o compromisso, a participação e o interesse dos estudantes foram os grande diferenciais do projeto. Simaia conta, ainda, que as criações do projeto foram surgindo conforme a necessidade.

– Depois de um tempo, percebemos que a terra na região é muito seca e arenosa. Assim, criamos a composteira, com paletes, para fazermos o adubo. Com isso, reutilizamos os resíduos orgânicos da própria escola. Tudo é reaproveitado – explica a coordenadora.

Destino do prêmio
A vice-diretora, Terezinha Braun, lembra que o projeto começou no início de 2016 e, graças ao dinheiro do prêmio, poderá seguir neste ano:

– Toda verba é bem-vinda para a escola, ainda mais para nós, que temos um orçamento bastante reduzido. Parte do dinheiro será investido no laboratório de informática, e o restante vai ser para o projeto.

Terezinha comenta que a escola ganha as mudas de plantas de parceiros, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e de empresas. Com as férias, algumas plantas morreram, e o mato tomou conta de canteiros e da horta.

Nesta semana, as professoras começaram a limpeza do pátio para receber os alunos.

Quem quiser ajudar a João Hundertmarck com doações de mudas ou materiais recicláveis pode entrar em contato com a direção pelo telefone (55) 99912-1386. As aulas começam em 20 de fevereiro, e o colégio tem, até o momento, 247 estudantes matriculados. O turno da manhã atende do 6º ao 9º, e o da tarde, do pré até o 5º ano. Ainda há vagas disponíveis na pré-escola.



 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: entre saltos e rodopios, patinadores encantam a plateia https://t.co/h4TUokBhl5 https://t.co/IQy0pT1n3Whá 13 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 2 diasRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros