Festa dos bixos em Santa Maria mobiliza prefeitura e UFSM - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Comemoração25/02/2017 | 11h03Atualizada em 25/02/2017 | 11h03

Festa dos bixos em Santa Maria mobiliza prefeitura e UFSM

Criação de um local adequado para as comemorações voltará à pauta do poder público

Festa dos bixos em Santa Maria mobiliza prefeitura e UFSM Ronald Mendes/Agencia RBS
Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge

pamela.matge@diariosm.com.br

O período de comemorações dos estudantes que ingressam em instituições de ensino de Santa Maria se aproxima e, com ele, as discussões sobre o qual local adequado para reunir os bixos. Além da programação oficial da UFSM, no campus, é na Praça Saturnino de Brito, que os jovens acabam se encontrando, sobretudo, na primeira semana de volta às aulas. A prefeitura de Santa Maria criou uma comissão chamada Calourada Segura, que compreende uma série de ações que devem ser feitas para a festa. 

O superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, está à frente da organização e informou que a possibilidade de criar um local adequado foi levantada e voltará à pauta do poder público. No entanto, de acordo com ele, a gestão atual ainda está em sua fase inicial e não houve tempo hábil para este ano. A definição é que sete secretarias municipais (Saúde, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Estruturação e Regulação Urbana e Casa Civil), serão responsáveis por demandas específicas. 

Serão executadas antes, durante e depois das festividades, que devem se intensificar entre os dias 6 e 11 de março. Na próxima semana, haverá limpeza, poda de árvores, colocação de banheiros químicos, lixeiras e lâmpadas na Saturnino. Equipes de limpeza estarão mobilizadas para garantir que o local amanheça limpo e, todos os dias, a partir das 18h, haverá guardas municipais e equipes da Brigada Militar. Também está prevista uma ambulância da prefeitura e a instalação de câmeras de monitoramento na praça e no entorno, além de um posto de triagem de imagens.

– Queremos que os estudantes se divirtam com segurança – pontua Nunes.

Segundo o superintendente, outro objetivo é reduzir o número de assaltos, furtos e danos do patrimônio na área próxima de onde acontece a festa. Nos próximos dias, devem haver outras reuniões para ajustes finais do Calourada Segura.


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHá 12 anos, rádio comunitária aproxima moradores em Santa Maria https://t.co/d2iU0Pl3aB https://t.co/pE18YucVD1há 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAções públicas e consciência coletiva são necessárias para ter o Cemitério Ecumênico limpo e arrumado… https://t.co/6J8pUjau1Hhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros