Calor intenso continua até quinta-feira em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Calorão20/02/2017 | 19h07Atualizada em 20/02/2017 | 19h09

Calor intenso continua até quinta-feira em Santa Maria

A segunda-feira foi o dia de sensação térmica mais alta, chegando aos 46,1ºC. 

O calorão de ontem fez da segunda-feira o dia mais quente deste ano, em termos de sensação térmica, em Santa Maria. O desconforto térmico foi o maior entre todos os registrados no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, por exemplo, registrou sensação térmica de 45ºC, Pelotas, de 44ºC, e Uruguaiana, 42ºC. 

Casa de Saúde retoma serviço de partos nesta segunda-feira

A sensação térmica (que é diferente da temperatura máxima registrada) chegou aos 46,1ºC no Coração do Rio Grande no começo da tarde, por volta das 13h. O meteorologista Gustavo Verardo explica que, no verão, a sensação térmica é quantificada de acordo com a temperatura e a umidade relativa do ar. Quanto mais alta a temperatura e mais alta a umidade, maior o desconforto térmico. No caso de Santa Maria, a máxima desta segunda-feira foi de 33ºC, e a umidade chegou a 80%.

Guarda Municipal aborda carroceiro no Centro e o leva a delegacia 

– A gente não tem como prever a sensação térmica, mas é possível afirmar que, até quinta-feira, deve se aproximar ou até mesmo ultrapassar os 40ºC – diz Verardo.

Calor continua até quinta-feira

O calorão e a umidade alta continuam, pelo menos, até a quinta-feira na cidade e na região. Além do calor, pelos próximos dias, há chance de pancadas de chuva isoladas. Entre sexta-feira e sábado, há previsão de chuva forte, com risco de temporal. Por causa disso, as temperaturas vão ser mais amenas a partir de domingo e na próxima segunda-feira, com mínimas entre 16ºC e 17ºC. 

Entenda as necessidades e o comportamento dos bichanos

– A chuva prevista para o final de semana é um tipo diferente, em decorrência de uma frente fria que deverá passar. Aí, sim, a temperatura deve baixar no começo da semana – explica Verardo.

A piscina foi a alternativa para a criançada aliviar o calor Foto: Fernanda Ramos / NewCo DSM


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHá 12 anos, rádio comunitária aproxima moradores em Santa Maria https://t.co/d2iU0Pl3aB https://t.co/pE18YucVD1há 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMAções públicas e consciência coletiva são necessárias para ter o Cemitério Ecumênico limpo e arrumado… https://t.co/6J8pUjau1Hhá 4 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros