Alunos que criticaram faculdade de Santa Maria são expulsos - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Ensino Superior22/02/2017 | 10h59Atualizada em 22/02/2017 | 11h10

Alunos que criticaram faculdade de Santa Maria são expulsos

Processo administrativo ouviu cerca de 19 alunos para avaliar decisão

Alunos que criticaram faculdade de Santa Maria são expulsos Fernando Ramos/Agencia RBS
Foto: Fernando Ramos / Agencia RBS

A Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) decidiu desligar três alunos que criticaram a instituição em postagens nas redes sociais. As críticas haviam sido feitas em novembro do ano passado, e nove alunos chegaram a ter suas matrículas suspensas em janeiro.

De acordo com o diretor geral da Fisma, Ailo Valmir Saccol, uma comissão de sindicância ouviu cerca de 19 alunos em relação ao ocorrido. A direção da instituição decidiu, baseada no regimento interno da instituição, pelo desligamento de quatro alunos. Como uma das alunas já havia colado grau durante Processo Administrativo, três foram expulsos. Outros três alunos foram penalizados e tiveram que fazer uma nova postagem nas redes sociais como retratamento público.

– Esses alunos procuraram a direção e se declararam arrependidos pelo erro cometido. Sendo assim, eles se desculparam publicamente e tiveram as penalizações atenuadas – explicou Saccol.

O diretor geral da Fisma ainda esclareceu que outros 11 alunos foram absolvidos durante o processo por não haver provas de uma agressão mais grave à imagem da instituição. As matrículas, para esses alunos, foram realizadas. 

Alunos são impedidos de se matricular após reclamação em rede social 

Lílian Borba, advogada e filha de uma das alunas expulsas, afirmou que os advogados que estavam defendendo os alunos não puderam se manifestar durante as oitivas. Além disso, ela disse que teve dificuldades para ter acesso à documentação do processo.

– Eles violaram o direito de defesa dos alunos e eu só pude ler o processo no início de fevereiro porque não queriam me dar acesso à documentação. Optamos por não encaminhar recurso, porque seria a própria instituição a julgar o nosso pedido – salientou a advogada.

 Lílian ainda relatou que uma das alunas que havia sido punida com retratação pública, não quis fazer a retratação e teria pedido transferência da instituição, mas a administração não estaria liberando os documentos da jovem. A advogada pretende entrar com uma ação judicial por danos morais e materiais contra a mãe dela, Carlita Borba, e a irmã, Graciela, ambas expulsas da instituição.

– Minha irmã conseguiu realizar a colação de grau, mas foi um processo bastante burocrático. Em contrapartida, minha mãe pediu transferência e, agora, talvez leve mais tempo para que ela conclua os estudos, o que gerará um dano para ela.

Para Saccol, a situação foi avaliada como um aprendizado, tanto pela equipe de funcionários da instituição quanto pelos próprios alunos.

– O que aconteceu foi uma escola. Foi lamentável ter acontecido isso, uma completa inversão de valores. As críticas são sempre bem-vindas, mas é preciso atentar para os excessos, como o que aconteceu nesse caso. Nós trabalhamos para formar, além de bons profissionais, cidadãos, e isso foi uma aula de civilidade. Esse fato uniu ainda mais a comunidade acadêmica da instituição – declarou o diretor geral.

Segundo Saccol, alguns estudantes encaminharam uma medida cautelar que será avaliada pela parte jurídica da instituição. Os estudantes ainda podem recorrer da decisão, mas, conforme o diretor, é preciso que se justifique a alteração do procedimento adotado pela direção.

A expulsão faz parte de um processo administrativo interno. O caso não chegou a ser levado à Justiça 


 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPM é condenado por morte de sem-terra durante desocupação de fazenda https://t.co/QwCdE7ezF7 https://t.co/mCqxKFUTEHhá 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros