Santa Maria já tem vacina contra HPV para meninos  - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Saúde05/01/2017 | 14h40Atualizada em 05/01/2017 | 14h40

Santa Maria já tem vacina contra HPV para meninos 

A imunização, gratuita, pode ser realizada nos horários de atendimento de cada unidade

Santa Maria já tem vacina contra HPV para meninos  Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Já estão disponíveis nos postos de saúde de Santa Maria as vacinas contra o HPV para meninos de 12 e 13 anos. 

Faculdade de Santa Maria terá Pós-Graduação em Agronegócio

A imunização, gratuita, pode ser realizada nos horários de atendimento de cada unidade de saúde. Para receber a dose, o adolescente precisa apresentar um documento original com foto e, recomenda-se, a carteira de vacinação.

Homem é hospitalizado após cair de poste em Santa Maria

O medicamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A faixa etária, de acordo com o Ministério da Saúde, será ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos. A expectativa da pasta é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos este ano, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids no Brasil. Serão adquiridas, ao todo, 6 milhões de doses, por R$ 288,4 milhões.

Pelo menos 122 alunos de CFC estão na lista de lesados em Santa Maria

Até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. 

A vacinação contra o vírus ocorrerá em duas doses, com seis meses de intervalo. O objetivo é protegê-los contra câncer de pênis, garganta, ânus e outras doenças que estão relacionadas ao HPV. A imunização nas meninas também contribui para a diminuição do câncer do útero e vulva das mulheres, pois diminuí a circulação do vírus na população.

No início de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde deve vai divulgar dados completos de quantos adolescentes participaram deste primeiro mês de vacinação contra o HPV.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Ex-funcionário de loja é indiciado por golpe de R$ 30 mil em Júlio de Castilhos https://t.co/idbyg35K65 @diariosm https://t…há 1 diaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @joao_lamas: Ressocialização: detentos do presídio de Júlio de Castilhos se formam em curso profissionalizante https://t.co/5iAKSZX0uQ @…há 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros