Funcionários de hospital de Cacequi fazem paralisação - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Estão com salários atrasados01/01/2017 | 20h34Atualizada em 03/01/2017 | 09h40

Funcionários de hospital de Cacequi fazem paralisação

Serviços de urgência, emergência e psiquiatria serão mantidos

Os trabalhadores do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) – antigo Hospital São Luís Gonzaga – de Cacequi vão entrar em greve hoje. A decisão foi tomada em assembleia realizada na última quinta-feira. Os servidores reclamam do atraso nos pagamentos dos salários de novembro, dezembro. O 13º também não foi pago.

Policiais de Santa Maria vão a São Gabriel para reforçar policiamento

Em nota, o presidente do Sindisaúde de Santiago e Região, José Airton Clérice, garante que serão mantidos os serviços de urgência e emergência da unidade. Ele avalia que a paralisação deve causar transtornos à comunidade, mas que esta é "a única forma de chamar a atenção sobre o problema".

A administração do hospital alega dificuldades financeiras em função de atrasos nos repasses de recursos do governo do Estado. Nos últimos meses, a unidade vem recebendo cerca de R$ 56 mil mensais por produção (atendimentos que não recebem incentivos federais ou estaduais), quando o esperado eram repasses de R$ 180 mil.

Capotamento deixa um morto e dois feridos em Cacequi

A prefeitura de Cacequi conhece a situação da unidade. O secretário municipal de Saúde, Leomar Maurer, diz que o princípio do problema financeiro do Isev foi a demora na repactuação do contrato de serviços com o Estado.

– O contrato venceu o contrato em 26 de maio e o hospital encaminhou a renovação em junho. Mas o acordo só foi refeito em outubro. O Isev atendeu durante cinco meses sem a verba estadual e, além de não receber retroativo, tem recebido p pagamento incompleto, só por produção. O sindicato sabe bem disso – afirma o secretário.

O hospital tem cerca de 50 funcionários e presta serviço ambulatorial, de urgência e emergência, internação e de saúde mental, internação – área na qual é referência regional. O serviço de psiquiatria será mantido mesmo com a paralisação.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPara festejar o Dia dos Avós, poste uma foto com eles nas redes sociais https://t.co/2xY2pOq7le https://t.co/EFO4dedLychá 15 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMQuais as melhorias que 11 escolas de Santa Maria farão com dinheiro que receberam do governo https://t.co/Q3mmk8VM1W https://t.co/kHuLK2x6s0há 17 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros