60% do maquinário da Secretaria de Infraestrutura precisa de manutenção  - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Santa Maria11/01/2017 | 21h31Atualizada em 11/01/2017 | 21h31

60% do maquinário da Secretaria de Infraestrutura precisa de manutenção 

Seriam necessários cerca de R$ 400 mil para providenciar o conserto de tudo

60% do maquinário da Secretaria de Infraestrutura precisa de manutenção  Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

No pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estão máquinas, caminhões e veículos leves da prefeitura à espera de manutenção. De acordo com o secretário adjunto, Eduardo Leitão Crisóstomo, a quantidade parada corresponde a cerca de 60% da frota total da pasta. 

Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos recebe 43 protocolos por dia

Em um cálculo superficial, Crisóstomo afirma que precisaria de R$ 400 mil para providenciar o conserto de tudo. Com 100% da frota, ele calcula que levaria dois anos para deixar em dia os três mil quilômetros de estradas do interior da cidade e daria uma resposta bem mais eficiente aos problemas que pipocam diariamente, como a buraqueira que se espalha pela cidade. 

Içamento de vigas começa a dar forma à passagem inferior, na BR-287

Em outras palavras, hoje, apenas 40% do maquinário da prefeitura está nas ruas da cidade. Conforme servidores da pasta e o secretário, a situação ficou crítica devido à falta de manutenção preventiva da frota.

– Poderia estar bem melhor – afirma o secretário adjunto.

À espera de conserto estão seis retroescavadeiras, quatro motoniveladoras (inclusive duas que haviam sido separadas para leilão e tem pouco mais de seis anos de uso), quatro caminhões e uma carreta, além de vários veículos leves. Os problemas de manutenção envolvem desde pneus carecas e peças quebradas até parte do maquinário desmontada. Hoje, o serviço de manutenção é terceirizado, e o contrato segue até a metade do ano. 

Segundo o secretário, o ideal seria ter uma oficina para máquinas e caminhões na própria secretaria, além de funcionários capacitados. Mas, para virar realidade, há um longo caminho que ultrapassa a boa vontade dos servidores ou do secretário adjunto.

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Anderson Daronco é escalado para penúltima rodada das Eliminatórias da Copa: https://t.co/D2cKKOzHFg @diariosm https://t.c…há 12 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: você sabe tudo de gauchês? https://t.co/uWisyP5MIE #diadogaucho #20desetembro https://t.co/neUB2axiwchá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros