UFSM elabora edital para construção de usina para economia de energia - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Inovação22/12/2016 | 12h30Atualizada em 22/12/2016 | 12h30

UFSM elabora edital para construção de usina para economia de energia

Ideia é que seja feita uma parceria público-privada

UFSM elabora edital para construção de usina para economia de energia Ver Descrição/Agencia RBS
Foto: Ver Descrição / Agencia RBS

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) elabora um edital para a construção de uma usina que deve reduzir em até 10% o gasto anual com energia de toda a instituição, que gira em torno de R$ 7 milhões.

Central de UTIs e Centro de Convenções prontos em 2017

O professor Daniel Bernardon, do Centro de Tecnologia (CT), toma o cuidado ao dizer que o edital faz parte de um projeto prioritário de eficiência energética do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), chamado de "eficiência energética e minigeração em instituições públicas de educação superior".

– Nós vamos competir com outros projetos, então vai depender da agência avaliar e perceber se a UFSM é uma boa opção ou não. Eu acredito que temos boas chances, concretas, de sermos escolhidos – diz Bernardon.

Para Odilon Mainardi, saúde e sorrisos são os principais presentes de Natal

Com os projetos em mãos, as concessionárias de energia podem começar a demonstrar interesse em investir em instituições de ensino e pesquisa "para desenvolvimento de soluções inovadoras". Entre os critérios de avaliação, estão originalidade e custo-benefício da planta.

– Em princípio, a proposta deve se concentrar na geração de energia elétrica solar com o uso de painéis fotovoltaicos – explica.

Previsão de calor e pancadas isoladas para hoje em Santa Maria 

A usina é de minigeração, ou seja, para usufruto somente da UFSM. O edital deve ser encaminhado à Aneel até 20 de janeiro.

Parceria público-privada
Caso a UFSM seja contemplada, haverá envolvimento da comunidade acadêmica que possibilitará a implementação das ações de eficiência e criação de um Grupo de Gestão Energética (GGE) ou Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE).

Então a UFSM pode não fazer parte do projeto, pois concorre com outras universidades, apesar disso, no entendimento do professor Bernardon, a possível usina de energia para a UFSM "é de grande relevância, pois tem como finalidade a aplicação recursos em uma área estratégica, incentivando ações de Eficiência Energética na instituição, além da oportunidade da geração própria de energia elétrica".

Confira o que abre e fecha no feriado de Natal em Santa Maria 

O projeto da Aneel
Concessionárias de energia elétrica investem em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de eficiência energética.

Conforme a UFSM, a concessionária na área da instituição é a RGE Sul, que já manifestou interesse à Aneel de participar do projeto. Assim, a UFSM encaminhará a proposta à RGE Sul para concorrer.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Em clássico regional, São Gabriel vence o Inter-SM por 3 a 2 na Divisão de Acesso: https://t.co/txARCoholV @diariosm https…há 11 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Soldiers aplica novo placar elástico e assume a liderança do Gauchão: https://t.co/IHnY2e96Cu @diariosm @smsoldiers https:…há 12 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros