Funcionários de CFC protestam por falta de pagamento em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Trabalho30/12/2016 | 16h57Atualizada em 30/12/2016 | 19h19

Funcionários de CFC protestam por falta de pagamento em Santa Maria

Estabelecimento teria fechado sem quitar a folha de pagamento do quadro funcional

Funcionários de CFC protestam por falta de pagamento em Santa Maria Maiara Bersch/Agência RBS
Foto: Maiara Bersch / Agência RBS

Funcionários do Centro de Formação de Condutores (CFC) Dirija fizeram um protesto, na tarde desta sexta-feira, em frente ao estabelecimento, na Rua Dr. Bozano, centro de Santa Maria. A unidade teria suspendido os serviços temporariamente, mas os salários estão em atraso. 

O Diário teve acesso à ação coletiva movida pelo Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos de Comércio (Seacom), na Justiça Estadual, contra o proprietário do CFC. As queixas são atrasos salariais e em depósitos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Uma audiência de conciliação está marcada para ocorrer em 17 de fevereiro.

Os 10 fatos que marcaram o esporte de Santa Maria e região em 2016

Atendente do estabelecimento há nove anos, Michele Silveira contou que, na última terça-feira, o dono do CFC teria dito que a firma estaria para fechar. Porém, teria informado que um sócio que entraria no negócio ficaria responsável pela quitação de salários e direitos trabalhistas.

– Olha lá dentro. Já começaram a desmontar as divisórias (do CFC) e a gente tomou conhecimento de que ele (proprietário) está passando os móveis adiante. Ele fechou sem avisar os funcionários e desapareceu – disse Michelle, no protesto.

Ônibus com mil ventiladores contrabandeados é apreendido em Rosário do Sul

Aumentaram o volume do protesto ex-funcionários do CFC, com os quais a empresa teria dívidas trabalhistas. André da Silva Júnior se desligou da empresa em fevereiro passado, e diz que o CFC lhe deve mais de R$ 10 mil por conta de processo por depósitos atrasados no FGTS.

– Depositaram por seis meses e, depois, pararam. E o proprietário sumiu. Nós estamos aqui para que ele cumpra com as suas obrigações – diz Silva.

Previsão indica pancadas isoladas de chuva para esta sexta-feira

Situação dos clientes

Os servidores não souberam dizer se os clientes que estão com curso em andamento ou em período de provas, serão transferidos para outros CFCs. O dono teria dito que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu prazo para que isso ocorresse. O Diário tentou confirmar a informação, nesta sexta, mas o órgão estava em recesso.

Maratonista de 60 anos representa Santa Maria na corrida mais famosa do Brasil

Por volta das 18h30min desta sexta, o proprietário do CFC, Romualdo Ceretta Júnior, entrou em contato com o Diário por telefone e não negou que houvesse pendências financeiras.

– Há salários atrasados sim, bem como 13°, mas não estou fugindo de honrar os compromissos. Houve uma reunião onde foi explicado que o CFC passaria por uma reformulação, pois devido à crise tenho enfrentado dificuldades – afirma.

Ele garante, no entanto, que não são todas as acusações feitas pelos funcionários que correspondem com a realidade. Também afirma que todos os cliente serão transferidos sem que sejam lesados. As transferência ainda serão viabilizadas.

ontentFrom:cms -->
 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Especial Copa Santiago: entre histórias e sonhos, o maior torneio de futebol juvenil da América do Sul: https://t.co/phdGY…há 20 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Casamento de Maria Portela reunirá judocas olímpicos e da Seleção em Santa Maria: https://t.co/QtbubKptGn @diariosm @MahPo…há 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros