"Fiquei muito emocionada", diz cliente surda do 1º restaurante com cardápio em Libras de Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Bom exemplo16/12/2016 | 14h42Atualizada em 16/12/2016 | 15h31

"Fiquei muito emocionada", diz cliente surda do 1º restaurante com cardápio em Libras de Santa Maria

Local resolveu investir depois que perceberam que público ficava mais à vontade quando era atendido por alguém que conseguia entendê-lo

"Fiquei muito emocionada", diz cliente surda do 1º restaurante com cardápio em Libras de Santa Maria João Pedro Lamas/Agência RBS
Foto: João Pedro Lamas / Agência RBS

Há mais ou menos dois meses, proprietários da pastelaria Pastelão, em Santa Maria, entraram em contato com um grupo de pessoas surdas com o interesse em treinar o quadro de funcionários para atender clientes com essa limitação. O resultado pode ser visto no dia 7 de dezembro, quando foi lançado, oficialmente, o primeiro cardápio em Língua Brasileira de Sinais (Libras) da história do município.

UFSM lança edital para contratação de professores de Direito e Medicina

Também há um cardápio online onde, em vídeo, uma intérprete comunica, em Libras, o produto. O estabelecimento também conta com dois tablets, onde é possível clicar no produto, e o software diz o que vai nele.

Uma das pessoas que treinou a equipe foi a estudante de Educação Especial Luana Machado Agne, 25 anos. O Diário teve ajuda da intérprete de Libras Raquel Pereira Job para conversar com Luana, que contou sobre como foi ter sido atendida por alguém que soube se comunicar na sua língua.

Trabalhadores rurais realizam protesto contra a reforma da Previdência em Santa Maria

– Foi muito bom. Eu fiquei muito emocionada – conta.

Pode soar estranho para a comunidade ouvinte alguém dizer que esse ato foi "emocionante", mas quem é surdo enfrenta dificuldade de se expressar em qualquer estabelecimento comercial, então encontrar alguém que se comunique com ela sem nenhum ruído é, sim, muito gratificante. 

O estudante de Educação Física da UFSM, Igor Mazzuani, 18, diz que ainda dá sorte quando está junto dos familiares, que – em um restaurante, por exemplo – mediam a comunicação. No entanto, quando está sozinho, chega a ser constrangedor.

Acendimento das Luzes de Natal da 3ª DE e da 6ª Brigada de Santa Maria é transferido

– É bastante difícil. Eu ainda escrevo, mas já aconteceu de não entenderem, de fazerem piada, de darem risada. Santa Maria não está preparada (para prestar um bom atendimento para quem enfrenta alguma limitação) – conta.

A iniciativa foi tomada por uma funcionária do Pastelão, que cursa Educação Especial na UFSM. Foi por meio dela que a gerência recebeu a proposta e resolveu investir.

– Nós sempre recebemos vários clientes surdos. Depois que Adriana começou a trabalhar com a gente, e vimos que eles ficavam muito mais à vontade ao serem atendidos por alguém que conseguia entender eles, veio a pergunta: Por que a gente não faz um curso? – conta Aline de Oliveira Rodrigues, gerente de atendimento do Pastelão há 14 anos.

Corsan e prefeitura de Santa Maria prorrogarão contrato por mais seis meses 

Aline entrou em contato com os proprietários do restaurante, que toparam a proposta e as aulas foram agendadas.

– É uma barreira que a gente precisa superar. Custa muito pouco e significa um monte para eles. Também para gente, que busca a satisfação do cliente. Espero que outros locais também tomem essa iniciativa – conta Aline.

Confira quanto custa o litro do chope em sete locais de Santa Maria

Tanto Luana quanto Igor são monitores na Escola Estadual de Educação Especial Doutor Reinaldo Coser. É possível buscar com a instituição uma forma de viabilizar cursos básicos para que o quadro funcional de um estabelecimento, por exemplo, receba o treinamento. O telefone para contato é este: (55) 3211-4774.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Fase de mata-mata da Copa Santiago começa nesta quarta-feira: https://t.co/A6I9ir7aKT @diariosm https://t.co/gAf5CVR2rbhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Inter-SM ainda busca mais três reforços para fechar elenco da Divisão de Acesso: https://t.co/K58hW2fQAs @diariosm https:/…há 2 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros