Ação coletiva de moradores transformam terreno em área de lazer em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Duque de Caxias27/12/2016 | 11h30Atualizada em 03/01/2017 | 09h44

Ação coletiva de moradores transformam terreno em área de lazer em Santa Maria

Ação transformou terreno em um ponto de encontro de famílias com a natureza

Ação coletiva de moradores transformam terreno em área de lazer em Santa Maria Germano Rorato/Agencia RBS
Silvio Jaskulski (a partir da esq.), Jorge Pippi, Valmir Kohler e outros moradores do bairro uniram forças e, juntos, transformaram o terreno Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Uma pista de caminhada, campo de futebol, quadra de vôlei, flores de todas as cores e espécies, árvores frutíferas e nativas,um reduto para crianças,jovens, idosos e passarinhos. Assim é o "Paraíso do bairro Duque de Caxias", um terreno cedido pela prefeitura à associação de moradores do bairro.

Desde 1998, a solidariedade faz morada na garagem do seu Aldori

Se hoje impera a tranquilidade e a beleza, o trio Valmir Kohler, Sílvio Jaskulski, e Ernesto Bortoli, que puxou a frente para criação da associação de moradores, conta que, há dois anos, "tudo não passava de um lixão a céu aberto".

O idealizador do parque e fundador, Kohler, ressalta:

– Meu sonho era transformar essa área em um ponto de esporte e lazer. Eram 6. 250 m² de área que estavam perdidos. Quem vê hoje, diz que estamos no "País das Maravilhas". Trabalhamos com um grupo de cerca de 20 moradores, unidos em transformar este lugar num local para a família e a natureza.

Há 30 anos, o freteiro Rizzi é figura querida nos bairros Bonfim e Fátima

O presidente ainda enfatiza:

– Tudo o que temos aqui é com o esforço de moradores. A prefeitura nos permitiu o sonho, a realização é fruto do nosso esforço, da nossa união. A colaboração dos moradores é apreciada na colocação de viveiro para pássaros, na criação do espaço de confraternização com mesas e churrasqueiras, e,na horta comunitária.

Prazer em cuidar

Cortar a grama,plantar e aguar as mudas são as funções que o casal Silvio e Dilene Jaskulski realiza no local. Para Silvio, o esforço é "para um bem de todos":

– As pessoas perguntam:qual a mágica que vocês têm para deixar esse lugar tão bonito? Eu respondo: a mágica, vocês (moradores) trazem com a alegria e a confiança. O mérito é para todos que trazem as mudas. As pessoas não imaginam que é uma área tão bonita, elas começam a passear e ficam impressionadas. Muitas vezes tiro do meu bolso, tudo por um bem de todos.

8 dicas para aproveitar a terça-feira em Santa Maria

Sobre os cuidados da horta, que tem chás, temperos e saladas, Jaskulski disse que o objetivo é mostrar às crianças da Escola Duque de Caxias e comunidade, o que é produzido em uma horta. Segundo ele,¿bom exemplos, as crianças aprendem rápido e não esquecem¿.

Não espera acontecer. No terreno cedido pela prefeitura, a associação de moradores do bairro Duque de Caxias instalou um pequeno paraíso com pista de caminhada, campo de futebol, quadra de vôlei, muitas espécies de flores e árvores nativas Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Os desejos dos moradores para o parque

O presidente da associação de moradores,Valmir Kohler, diz que uma das aspirações é tornar o local uma referência no bairro e em Santa Maria.

– Isso é uma relíquia. As pessoas nos encontram aqui e nos agradecem.Ver duas senhoras,com quase 90 anos, fazer caminhadas com suas bengalas, ver crianças, turmas de escola da região, famílias, isso gratifica – disse. Para coroar a iniciativa, eles ainda idealizam nomear o terreno de Luis Lamera (morador que doou a área para a prefeitura).

Há 31 anos, João faz a cocada mais famosa de Santa Maria


Ernesto Bortoli, chamado de ¿engenheiro¿, pelos amigos, relata que o grupo tem novas metas com o parque:

– A partir de agora, queremos fechar o campo com tela, além de construir dois quiosques, academia ao ar livre, pracinha e colocação de bancos para os visitantes– disse Bortoli.

Sobre a mensagem que o bairro quer transmitir ele é enfático:

– Tudo é possível! Tem que acreditar, pegar junto e fazer. Não se pode ficar esperando. Quem quer, realiza. Nosso sentimento é que as pessoas usufruam do local e aprendam a valorizar esses espaços mantendo sempre limpos e cuidados.

Tem de tudo no Armazém Catelan. Em especial, amigos 

Para quem quiser apreciar o local, o parque está localizado na Rua Visconde Mauã, s/n, em frente a sede do Gaudérios do Asfalto, e fica aberto das 7h30min às 21h.

*Colaborou Lorenzo Franchi Rodrigues

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMHá 15 vagas de emprego disponíveis no Sine para esta quinta-feira em Santa Maria https://t.co/78haMTFuGj https://t.co/AQ8XOx4h5xhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMDois filmes estreiam no cinema de Santa Maria nesta quinta-feira https://t.co/x6aUXBcMUp https://t.co/5Gh39taK9xhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros