Uma história de amor que sobrevive a tudo - Diário de Santa Maria

Diário nos bairros29/11/2016 | 10h04Atualizada em 29/11/2016 | 10h04

Uma história de amor que sobrevive a tudo

Manoel Ferreira é surdo. Libia, sua mulher há 60 anos, tem Mal de Parkinson. Hoje, eles moram juntos em casa geriátrica

Uma história de amor que sobrevive a tudo Germano Rorato/Agencia RBS
Quando a filha Libia  e o irmão, Favo, notaram que a mãe precisava de cuidados especiais, Ferreira disse que iria para asilo com ela. Para alegrar a mulher, o idoso pinta quadros em sua homenagem Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Santa Maria, década de 50. A farmacêutica Libia Costa veio de São Borja à cidade para uma consulta médica da mãe. Em um momento de lazer, a jovem passeava pela Avenida Rio Branco quando lhe chamou a atenção o movimento inquieto do pé de um homem sentado de pernas cruzadas em um banco do canteiro central. Como aquelas coisas que só o coração explica, ela se apaixonou pelo responsável por aquele movimento ritmado, o fotógrafo Manoel Dornelles Ferreira. O que ela não sabia era que Ferreira era surdo e que, por essa razão, não conseguia se comunicar por meio da fala.

Ferreira nasceu com essa limitação, há 90 anos, em Santiago. Filho de uma família grande e abastada do interior, foi mandado a Porto Alegre para estudar. Lá, foi pressionado a aprender a formar palavras por meio da fala, sem sucesso. Mas acabou aprendendo leitura labial, Além disso, por proximidade com professores que tinham afinidade com a cultura alemã, desenvolveu uma aptidão latente pelas artes, principalmente o desenho, pintura e a fotografia.

– Ele nasceu para fora, e desde criança, desenhava. Na falta do material certo, como lápis, pincel, desenhava no chão mesmo. Desde cedo desenvolveu essa habilidade – conta Libia Ferreira, filha do casal.

Associação de moradores faz mutirões para recuperar a "Gare de Camobi"

Quando, enfim, foram apresentados, a farmacêutica se surpreendeu com a surdez do rapaz, mas não se importou. Entregou-se ao romance com o fotógrafo, mesmo indo contra as ¿recomendações da família¿.

– Viveram muitos momentos difíceis ao longo do casamento, claro, por conta da dificuldade de comunicação, mas sempre superaram – conta a filha, acrescentando que hoje, os três filhos do casal brincam que uma mulher conversadora com um homem surdo formam um casal perfeito.

Há cerca de 10 anos, a cara metade de Ferreira foi diagnosticada com Mal de Parkinson. E a doença começou a progredir mais rapidamente há cerca de oito anos, quando o filho mais velho do casal, Manoel, na época com 58 anos, morreu em um acidente de trânsito, em Santa Catarina.Foi quando a filha Libia e seu irmão, filho Favo, passaram a se preocupar com a situação dos idosos, que residiam sós no interior de Santiago. Em dado momento, a família decidiu que seria mais seguro que o casal se mudasse para uma casa geriátrica. O fotógrafo se envaretou: ela só iria se ele fosse junto.

Assim, há cerca de quatro anos, eles se mudaram para uma casa geriátrica em Santa Maria. O casal não se adaptou ao primeiro lar, a ponto de a idosa se deprimir. Infelizes, eles se mudaram para outra casa de idosos, onde ¿se encontraram¿. E foi nesse período que Manoel voltou a pintar. Para sua amada.

Tem de tudo no Armazém Catelan. Em especial, amigos 

Dias atrás, o Diário visitou o lar em que vivem Libia e Ferreira. Ele pintava, sentado em um banco, enquanto ela apreciava o trabalho de seu escolhido.

– Isso tem feito muito bem a ela. E a ele também. A gente diz que um dos quadros que ele pintou, com dois pássaros, são eles – conta a filha.Feliz, dona Líbia, 78 anos, declamou o poema Meus Oito Anos, de Casimiro de Abreu, para o amado, em frente à equipe do Diário:

– Como são belos os dias. Do despontar da existência. Respira a alma inocência. Como perfumes, a flor. O mar é lago sereno. O céu, um manto azulado. O mundo, um sonho dourado. A vida, um hino de amor.

Maurício Bressan, dono da casa geriátrica, pretende expor as pinturas que Ferreira faz para a amada.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 6 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros