Tem Papai Noel reeleito na cidade - Diário de Santa Maria

Natal09/11/2016 | 07h06Atualizada em 09/11/2016 | 07h06

Tem Papai Noel reeleito na cidade

David Tatto, 63 anos, foi escolhido por unanimidade

Tem Papai Noel reeleito na cidade Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge

pamela.matge@diariosm.com.br

Não é só na política que candidatos se lançam à reeleição. Neste ano, até o bom velhinho se inscreveu para seguir no posto e levou a melhor. David Tatto, 63 anos foi escolhido por unanimidade como Papai Noel de Santa Maria 2016.

Do concurso, organizado pela prefeitura e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), participaram três concorrentes. Teve candidato a Papai Noel tatuado e de barba escura, outro com título de mestrado e currículo Lattes repleto de publicações.

Enfeites natalino começam a tomar a Praça Saldanha Marinho

Apesar da boa-vontade do estudante de Tecnologia em Redes de Computação Ricardo Vieira Guterres, 35 anos, e do servidor público Angelo Inácio Pohl, 61 anos, foi o sorriso doce e a simplicidade de Tatto que conquistaram os jurados. Ele, que atualmente trabalha na confecção de brinquedos de madeira e como feirante, concebe o período natalino como uma época em que os abraços se tornam mais verdadeiros e presentes. 

A partir da esq: Ricardo Vieira Guterres, Angelo Inácio Pohl e David Tatto Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Contudo, lamenta que gestos de solidariedade característicos dos festejos natalinos não sejam praticados ao longo do ano, como pede o tema do Natal do Coração 2016, Natal Todos os Dias. Por quase meia-hora, Tatto relembrou pedidos que recebeu ano passado, salientando a necessidade de atenção e afeto das pessoas. Além das crianças, gente de todas as idades compartilharam abraços.

– Espero é que as pessoas se ajudem mais, se coloquem no lugar do outro. Ser Papai Noel é emocionante. É uma coisa que bate assim... – comentou Tatto, sem conter as lágrimas.

120 vagas de trabalho serão oferecidas nesta quarta em Santa Maria

O atual Papai Noel é casado, tem dois filhos e uma neta. A seleção ocorreu na tarde de ontem, no CDL. Os candidatos foram avaliados pela coordenadora do Natal do Coração, Carmem Pacheco, Karine Pissutti, coordenadora artística do evento, Jacques Eskenazi Neto, tesoureiro do CDL e Sabrina de Almeida, psicóloga da instituição.

Há 10 dias do espetáculo

O Papai Noel eleito começará a trabalhar na noite do acender das luzes do Natal do Coração, marcada para o próximo dia 19. Como ocorreu na última edição, o show de abertura contará com simulação de neve, shows, duendes e renas que surgem a 40 metros do chão. A novidade do espetáculo desse ano é que o Papai Noel descerá do trenó e ficará ainda mais perto do público na Saldanha Marinho.

A lenda
Na cultura ocidental, o Papai Noel se ampara na figura de São Nicolau. Segundo a lenda, ele era um bispo nórdico que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres. De acordo com a tradição, o bispo colocava um saco com moedas próximo à chaminé da casa de quem seria beneficiado.

A imagem
A figura do simpático velhinho gorducho, vestido com casaco vermelho cinto e botas pretas, foi criada pelo alemão Thomas Nast em 1866. A popularidade do Papai Noel é atribuída à forte influência da marca Coca-Cola, que lançou uma campanha publicitária em 1931 utilizando a imagem criada por Nast.





 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para sexta-feira em Santa Maria https://t.co/Ai8gZqju9u https://t.co/j6cYZavNOPhá 2 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUFSM abre concurso para professor do Magistério em Santa Maria https://t.co/Vkep7DEYOT https://t.co/0wcMVcwKCNhá 22 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros