STF autoriza extradição de chileno que era procurado pela Interpol e está preso em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Acusado de assalto a carro forte29/11/2016 | 09h54Atualizada em 29/11/2016 | 09h54

STF autoriza extradição de chileno que era procurado pela Interpol e está preso em Santa Maria

Daniel Arturo Reyes Aranda foi preso em São Sepé em novembro do ano passado

STF autoriza extradição de chileno que era procurado pela Interpol e está preso em Santa Maria Facebook/Reprodução
Sisito, como é conhecido, ostentava parte dos 312 milhões de pesos chilenos roubados de carro forte Foto: Facebook / Reprodução

Há exatamente um ano, Daniel Arturo Reyes Aranda, 24 anos, o Sisito, foi preso pela Brigada Militar de São Sepé junto com outros dois homens e uma mulher, parentes dele. Eles foram capturados após uma série de furtos e arrombamentos que começaram em Paraíso do Sul e passaram por Agudo e Restinga Seca até serem presos. Durante a investigação, foi descoberto que o chileno estava irregular no país e era procurado pela Polícia Internacional, a Interpol. Ele é acusado de matar um vigilante durante um assalto a um carro forte no Chile e, por isso, o governo de lá pediu a sua extradição. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro sobre o caso saiu na última quarta-feira, dia 23.

Chileno preso em Santa Maria tem pedido de extradição no STF

O ministro Celso de Mello autorizou a prisão preventiva para extradição de Sisito em fevereiro. Ele já estava preso na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) por furto qualificado, pelos crimes na região. No dia 25 de outubro, os ministros que compõem a 2ª Turma do STF, Celso de Mello, que foi o relator do processo, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Teori Zavascki deferiram, com ressalvas, a extradição de Sisito, mas o acórdão só foi publicado na última quarta-feira.

Após mentir idade, adolescente chilena vai para cadeia de adulto em Santa Maria

Como manda o Estatuto do Estrangeiro, Sisito só será extraditado após o cumprimento da sua pena aqui, caso seja condenado. O processo pelos furtos na Quarta Colônia corre na comarca de Agudo. Outra condição é que a prisão perpétua, pena prevista no Código Penal chileno para quem comete latrocínio, não seja aplicada, já que a punição não pode ser superior à da lei penal do país em que o extradito está, como prevê o Acordo de Extradição entre os Estados Partes do Mercosul. Por isso, Sisito cumprirá, no máximo, 30 anos de prisão, a maior pena do Código Penal brasileiro. Por fim, os ministros exigem a detração penal, ou seja, o desconto do tempo de pena que Sisito cumpriu em Santa Maria em razão da extradição.

Chilenos presos por furto na região serão transferidos para Santa Maria

Em maio deste ano, Sisito foi interrogado na Justiça Federal de Santa Maria. Acompanhado do seu advogado, ele diz que "não são verdadeiros os fatos imputados a ele no Chile". Sisito disse também que estava sob monitoramento eletrônico, e que bastaria verificar onde ele se encontrava no dia do fato, em 31 de julho. Além disso, o chileno disse que foi perseguido e corria risco de morte em seu país, por isso, fugiu para o Brasil, onde tem relacionamento com uma brasileira. Por fim, ele referiu que tem medo de ser morto dentro da prisão chilena.

Quatro chilenos são presos por furtos em lojas de quatro cidades da Região Central

No roubo ao carro forte da Prossegur, Sisito teria sido o responsável por abrir o cofre com um maçarico. Foram roubados mais de 312 milhões de pesos chilenos, cerca de R$ 1,6 milhão. Na ocasião, além do vigilante Rafael Pardo Triviño, um dos comparsas de Sisito, Carlos Young Munõz, também foi morto durante troca de tiros.

m:cms -->
 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMComeça neste sábado a última edição do Pátio Rural https://t.co/b5bMVDdIk2 https://t.co/ehS8b5isUehá 9 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMComportamentos dos cachorros que devem ser controlados para evitar acidentes https://t.co/FrUtvYUDPH https://t.co/AuxNEwk50hhá 39 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros