Quase duas toneladas de carnes são apreendidas em três cidades da região - Diário de Santa Maria

Operação Consumo Seguro25/11/2016 | 19h23Atualizada em 25/11/2016 | 19h23

Quase duas toneladas de carnes são apreendidas em três cidades da região

Ação foi realizada em Santa Maria, Cruz Alta e São Pedro do Sul

Quase duas toneladas de carnes são apreendidas em três cidades da região Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil / Divulgação

Com a chegada das festas de final de ano, a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária, com apoio da Brigada Militar, intensificaram as ações para combater a venda de carnes e outros alimentos impróprios para consumo. Nesta sexta-feira, em três cidades da região, foram apreendidas quase duas toneladas de mercadorias sem condições de serem vendidas. Duas pessoas foram presas, uma em São Pedro do Sul e outra em Santa Maria, onde também foi interditado um estabelecimento, assim como em Cruz Alta.

Pelo quarto ano seguido, número de assassinatos cresce em Santa Maria

Em São Pedro do Sul, Jean Menezes, dono do Açougue Menezes, foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. No local, foram apreendidos 800 quilos de carne de gado e embutidos. Elas estavam em más condições de conservação, não tinham nota fiscal, inspeção sanitária e procedência. Após pagar fiança determinada pelo juiz, o empresário foi liberado.

Irmãos suspeitos de deixar mulher paraplégica após tiros são absolvidos em Santa Maria

– Foi um descuido. A carne tem procedência, a pessoa que ele comprou confirmou, mas ele esqueceu de tirar a nota e, consequentemente, não passou por inspeção. Mas, repito, foi um descuido, nada intencional – defende o advogado de Menezes, Alfredo Vilanova.

Em Santa Maria

Em Santa Maria, foram inspecionados nove estabelecimentos entre açougues e mercados. O Shoping das Carnes, que fica na Avenida Borges de Medeiros, foi interditado. O proprietário, Luis Antão dos Santos de Oliveira, que é reincidente nesse crime, conforme a Polícia Civil, foi preso em flagrante. No local, foram apreendidos 60 quilos de carnes suína, bovina e de frango. O Diário não conseguiu contato com o advogado de Oliveira, Carlos Augusto Carmo Coronel. O empresário foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

Dono de açougue é preso, e 800 kg de carne sem procedência são apreendidos em São Pedro do Sul

Outro local em que mercadorias foram apreendidas foi o Supermercado Copetti, na Avenida Rio Branco. Duzentos quilos de produtos de origem animal foram confiscados por não estarem em condições regulares de conservação, armazenamento e temperatura. Conforme o delegado regional Sandro Meinerz, que comandou a operação na cidade, ninguém foi preso, pois a carne tinha procedência e havia passado por inspeção.

Falso sequestro mobiliza Brigada Militar em Santa Maria

– Todos os produtos estavam dentro do prazo de validade, limpos e organizados. Eles constataram que um balcão, dos congelados, não estava com a temperatura correta. O açougue, por não ter forro, não estava de acordo. E a padaria e o açougue dividem o mesmo espaço de atendimento. Já estamos providenciando essas alterações. Vamos colocar o forro e fazer algumas outras reformas – explica o supervisor do supermercado, Marcelo Liberali.

Casal é preso com quase 2 kg de crack, maconha e cocaína em São Gabriel

O delegado Meinerz comemora o fato de os outros sete estabelecimentos fiscalizados estarem regulares.

Topógrafo da prefeitura é esfaqueado durante o trabalho em Caçapava do Sul

– O resultado da operação foi ótimo, mas o melhor resultado é os locais estarem adequados. Todos já haviam sido fiscalizados em outras vezes e sido notificados. Isso significa que o nosso trabalho está dando resultado.

Em Cruz Alta

Já em Cruz Alta, foram seis estabelecimentos fiscalizados e, em todos, ao total, apreendidos 910 quilos de carnes que estavam vencidas, mal embaladas ou mal acondicionadas. Além disso, foram 10 quilos de alimentos processados de origem animal, 14 litros de leite e 130 ovos. Um estabelecimento foi interditado. Os nomes não foram divulgados pela Polícia Civil local.

Todos os locais em que foram encontradas irregularidades serão investigados por crime contra as relações de consumo, o mesmo pelo qual as duas pessoas foram presas. Os alimentos serão doados ao Criadouro Conservacionista São Braz, de Santa Maria.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para segunda-feira em Santa Maria https://t.co/keWO2QnuTn https://t.co/eGx5HrXDVkhá 8 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM34 coisas para fazer em Santa Maria e região neste final de semana https://t.co/c11n0S8KbU https://t.co/9o1wex3ugUhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros