Hospital da Brigada Militar de Santa Maria corre o risco de fechar bloco cirúrgico - Diário de Santa Maria

Saúde22/11/2016 | 10h12Atualizada em 22/11/2016 | 20h39

Hospital da Brigada Militar de Santa Maria corre o risco de fechar bloco cirúrgico

Unidade tenta manter equipamento e reabrir bloco que poderia estar realizando 12 cirurgias por dia

Hospital da Brigada Militar de Santa Maria corre o risco de fechar bloco cirúrgico Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

O Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (HBM) recebeu, nesta segunda-feira, um documento do Departamento de Saúde do Comando da BM no Estado determinando a transferência de um equipamento que, se efetivada, representará o fechamento definitivo do bloco cirúrgico do hospital.

O aparelho é um arco cirúrgico, que custa em torno de R$ 600 mil. A alegação do comando é de que o equipamento está ocioso, já que, por falta de um anestesista, o bloco cirúrgico do HBM não funciona desde o início deste ano.

Com salários atrasados há dois meses, técnicos em enfermagem do Hospital da Brigada protestam em Santa Maria

A ordem preocupou a Associação Beneficente Antônio Mandes Filho (Abamf), que representa os servidores da corporação, a direção do hospital local e o próprio Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central, que se já manifestaram junto ao comando da BM no Estado pela permanência do aparelho em Santa Maria.

A justificativa dos órgãos locais é de que o bloco não pode perder o equipamento no momento em que o contrato emergencial de um anestesista está prestes a sair. Ao contrário, hospital, comando e associação defendem a reabertura do bloco que, operando normalmente, tem capacidade de realizar 12 cirurgias de baixa e média complexidade por dia para brigadianos e usuários civis do IPE da Região Central e da Fronteira Oeste.

– Santa Maria não quer perder o que foi conquistado ao longo dos anos – disse o comandante regional do CRPO, coronel Worney Mendonça.

Por enquanto, as pessoas que procuram o HBM para cirurgias são encaminhadas ao Hospital de Caridade, causando um efeito cascata de acúmulo de pacientes.

– Não trabalhamos com a hipótese de fechamento do hospital e tentamos reverter o envio do equipamento para Porto Alegre _ falou o diretor do HBM, major Ilvair Vianna de Souza.

O major lembra ainda que a determinação vem na contramão da expectativa do HBM, que tem projeto em andamento no Departamento de Obras em Porto Alegre para criação de uma CTI.

Com salários atrasados, funcionários suspendem cirurgias em hospital de Santa Maria

A Abamf tem reunião com a direção do hospital no final desta manhã para elucidar o caso.

_ Não se trata só da transferência de equipamentos, mas do fechamento do hospital de Santa Maria, ficando somente o hospital da Brigada em Porto Alegre _ teme o presidente da Abamf, João Corrêa.

Apoio político

A notícia do fechamento de um bloco cirúrgico de uma unidade hospitalar tão importante para a região caiu como batata quente nos ouvidos de políticos de Santa Maria e região. O secretário estadual de segurança e ex-prefeito, Cezar Schirmer (PMDB), foi informado da possibilidade pelo sucessor, José Haidar Farret. Schirmer informou ao Diário que a hipótese não irá se concretizar

.– Como os hospitais da Brigada passaram a atender também os funcionários civis do Estado, discutimos formas de otimizar atendimentos, observando sempre a questão de custos. Por isso, até segunda ordem, o equipamento vai ficar aí. Estamos providenciando anestesistas e novos médicos para o hospital – garante.

O prefeito eleito Jorge Pozzobom (PSDB), autor do projeto que permitiu à HBM fazer convênios, também se manifestou:

– Já falei com o comando geral da Brigada. Foi cancelado o ato. Não vai se perder bloco cirúrgico para o governo do Estado. Vamos buscar parceria entre a prefeitura e o hospital. Vamos fortalecê-lo. É um compromisso que tenho – promete Pozzobom.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros