Governo prorroga até 21 de novembro prazo para pagamento do eSocial - Diário de Santa Maria

Instável08/11/2016 | 12h24Atualizada em 08/11/2016 | 12h24

Governo prorroga até 21 de novembro prazo para pagamento do eSocial

Patrões sinalizaram problemas na emissão do documento de arrecadação do tributo dos empregados domésticos

Governo prorroga até 21 de novembro prazo para pagamento do eSocial Roberto Scola/Agencia RBS
Foto: Roberto Scola / Agencia RBS

O Governo Federal decidiu prorrogar para o dia 21 de novembro o prazo final para pagamento do documento de arrecadação do tributo dos empregados domésticos relativo ao mês de outubro.

Em Santa Maria, assim como em todo o Brasil, patrões enfrentam problemas desde segunda para gerar o Documento de Arrecadação (DAE) por meio do eSocial no site da Receita Federal, motivo pelo qual os ministérios da Fazenda e do Trabalho e Emprego decidiram pela prorrogação.

Ministério fará pente-fino do Bolsa Família em Santa Maria 

Conforme a Receita, até às 17h de segunda-feira tinham sido gerados 1.058.437 DAE, o que representa 90,46% do total de empregadores no país. Ainda faltam 9,54%

O profissional autônomo Carlos Gaida, 58 anos, disse que desde segunda tenta acessar o sistema, mas não consegue.

– Investiram um monte em um sistema para isso e ele não funciona. Até entendo que era muita gente, que deixaram para o último dia, mas ainda assim. O sistema tem que estar preparado – relata Gaida.

Comércio aposta em sorteios para alavancar vendas em Santa Maria 

A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça. A medida vai permitir o sistema seja estabilizado.

O sistema 
A Receita Federal lembra que o DAE tem código de barras e que, por isso, o pagamento pode ser feito em qualquer agência ou canais eletrônicos disponíveis pela rede bancária.

Para fazer o recolhimento dos encargos sob a sua responsabilidade, o patrão precisa fazer o cadastro no eSocial e registrar também os dados de seu empregado. Só após esse cadastro, é possível fazer a emissão da guia única de pagamento.

Preço do gás não vai subir em pelo menos duas revendas de Santa Maria

O governo lembrou também que esse cadastro é realizado apenas uma vez pelo empregador. "Nos meses seguintes, como os dados já estão inseridos no sistema, a guia já pode ser emitida diretamente", explicou a Receita Federal.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMMulher é assassinada na região oeste de Santa Maria https://t.co/PjnX8VoQqu https://t.co/xgnVH6iXCChá 5 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPelos trilhos, chegou o samba em Santa Maria https://t.co/sVGmCS0tNY https://t.co/ICHoOh2gYmhá 8 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros