Está faltando material de limpeza - Diário de Santa Maria

Sistema carcerário10/11/2016 | 20h36Atualizada em 10/11/2016 | 20h36

Está faltando material de limpeza

Com recursos cada vez mais escassos, casas prisionais contam com doações da comunidade para manutenção

Está faltando material de limpeza Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Diário de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Não é de hoje que as casas prisionais de Santa Maria passam por dificuldades para manutenção e limpeza. A crise econômica do Estado só agravou uma situação que já existia há tempos. A 2ª Delegacia Regional da Susepe confirma que é preciso racionalizar o uso, mas que não chegou a faltar materiais. Porém, a realidade descrita por servidores é bem diferente.

O relato dos agente é de que, entre os meses de agosto, setembro e outubro, as cadeias não receberam produtos do Estado. Eles chegaram no começo de novembro, mas em quantidade insuficiente.

– A questão toda é a crise geral que o Estado está passando. Nós dependemos do que o Estado nos manda. Faz um tempo que enfrentamos esse tipo de dificuldade, e com vários materiais. No momento, o problema maior seria papel higiênico, sabão, sabão em pó, desinfetante, alvejante, produtos que a gente precisa para conservação do presídio – diz a chefe da segurança da ala feminina do Presídio Regional, Márcia Pedroso.

Além da escassez de recursos, o aumento da população carcerária contribui para agravar a situação. A quantidade de produtos não acompanha o aumento no número de detentos nas cadeias. No Presídio Regional, ontem havia 196 homens do regime semiaberto que não têm carta de emprego e, portanto, não saem da cadeia durante o dia, e 88 mulheres na ala feminina.

São os presos que fazem a limpeza. Os produtos são distribuídos duas vezes por semana, e a limpeza é feita pelos apenados diariamente. Quando o produto acaba, direção, servidores e comunidade bancam a compra dos itens.

– Não chega a uma situação crítica porque a gente mantém. A gente compra, pede ajuda para entidades, para que não chegue ao caos – diz Márcia.

A escassez também atinge a Penitenciária Estadual (Pesm), no distrito de Santo Antão. A situação só não é pior porque há uma fábrica de sabão no local que produz parte do necessário.

– Aqui na Pesm, faltam colchões, e o material de limpeza – detergente, alvejante, esponja, sabão, papel higiênico – é extremamente insuficiente. É uma quantidade mínima que temos que fazer render e, mesmo assim, só tem para limpar as galerias, corredores, as áreas de uso comum. Nunca dá para o mês. Com os produtos que o Estado fornece, a gente nem cogita limpeza de cela – relata Fernando do Canto Frey, representante do sindicato e servidor da Pesm.

Por meio de projetos, as casas prisionais também conseguem verba junto à Vara de Execuções Criminais (VEC). Ainda assim, insuficientes, segundo os agentes.Segundo o delegado regional da Susepe, Anderson Prochnow, o Estado enviou materiais nesta semana. Ele diz que não faltam colchões. Quanto aos produtos de limpeza, o delegado diz que o que não vem do Estado é comprado no município com verba repassada pela Susepe para manutenção das cadeias. Em 2015, foram R$ 55 mil no ano. Em 2016, até agora, R$ 35 mil.

– Não vou te dizer que sobra material, mas usamos de forma racional. O que a Susepe (em Porto Alegre) não manda, a delegacia compra e distribui, talvez não na quantidade suficiente, mas que atende à demanda. Às vezes, controlamos o uso do que temos em estoque para que não falte até que chegue nova remessa. Claro que as doações são fundamentais – diz o delegado.

Quem quiser ajudar com doação de produtos de higiene e limpeza pode ligar para o (55) 3220 3824.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para segunda-feira em Santa Maria https://t.co/keWO2QnuTn https://t.co/eGx5HrXDVkhá 8 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM34 coisas para fazer em Santa Maria e região neste final de semana https://t.co/c11n0S8KbU https://t.co/9o1wex3ugUhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros