Conforme organização, mais de 350 mil pessoas participaram da Romaria da Medianeira - Diário de Santa Maria

Procissão de fé13/11/2016 | 18h47Atualizada em 13/11/2016 | 18h47

Conforme organização, mais de 350 mil pessoas participaram da Romaria da Medianeira

Além dos romeiros, políticos também acompanharam a procissão, que saiu da Catedral Metropolitana em direção à Basílica

Conforme organização, mais de 350 mil pessoas participaram da Romaria da Medianeira Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Entre orações e cliques de celulares que registravam a 73ª Romaria da Medianeira, pedidos singelos e únicos. Mas ainda havia espaço para demandas recorrentes e repetidas entre os entrevistados: saúde e emprego, que despontavam na lista entre os ouvidos pelo Diário. Porém, nem só de pedidos é feita a romaria, até porque como brincou um bem humorado romeiro "vamos agradecer e deixar para pedir, no Natal, para o Papai Noel".

Histórias de pessoas que atribuem graças a Nossa Senhora Medianeira

Às 8h15min, a imagem de Nossa Senhora da Medianeira partiu da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, em direção ao Parque da Medianeira, que fica ao lado da basílica que leva o mesmo nome. No decorrer do trajeto e durante a missa campal, as orações - coletivas ou individuais - davam o tom de um momento de introspecção em que cada romeiro ou participantes (ainda que não fossem católicos) elevavam as mãos e os pensamentos em busca de algum tipo de conforto ou, simplesmente, queriam agradecer.

Cronistas do Diário: "Uma mulher cheia de fé", por Tatiana Py Dutra

Saúde renovada, dramas pessoais superados, pedidos por milagres. Os relatos foram os mais variados colhidos pela reportagem. Segundo a organização da romaria, foram mais de 350 mil pessoas reunidas, público superior à edição do ano passado, quando 300 mil compareceram. Ainda conforme a organização, o público deve ter superado os 400 mil, ao se contabilizar as atividades de sábado e domingo. No coro de vozes e de expressões, a alegria, seja ela com um largo sorriso ou em um incontido choro, ao ver a imagem da Mãe Medianeira. O evento religioso evidencia a renovação na fé em Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 15 de novembro em Santa Maria

Para católicos e romeiros, a padroeira do Estado, é "a mãe que zela por seus filhos" e ainda a "a intercessora entre Deus e a humanidade", como repetiu os jargões religiosos, a católica Josélia Schimidt, 69, natural de Santa Maria e que participa "desde que estava na barriga da mãe".

Senac de Santa Maria está com inscrições abertas para cursos técnicos

Já para o cético Claudio Schilling, 34 anos, que debutou na romaria, o momento foi de "apelar aos céus", uma espécie "de último recurso". Desempregado e formado em Ciências Contábeis, ele se viu de uma hora para outra sem emprego e tendo que improvisar para garantir a (falta da) renda. Com parte do dinheiro da rescisão da empresa em que trabalhava, em Gravataí, ele pensou em voltar para a cidade que o formou e morar provisoriamente com o irmão. 

_ E hoje (domingo) aqui estou vendendo bolas e bugigangas _ fala o "novo promovido ao mercado", diz ao se satirizar sem perder o bom humor que acrescenta "dias melhores virão".

Políticos e manifestação

Junto ao cordão de isolamento, guardado por dezenas de brigadianos, que trazia a imagem de Medianeira, políticos acompanharam o trajeto. Entre eles estavam, o prefeito da cidade José Haidar Farret (sem partido), o prefeito eleito Jorge Pozzobom (PSDB) e o ex-chefe do Executivo e, agora, secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. O prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) também esteve presente.

Na Avenida Medianeira, um grupo de 10 acadêmicos da UFSM realizou um protesto silencioso com cartazes em contrariedade à medidas do governo federal, entre elas a PEC 55, que estabelece um limite para os gastos públicos. 


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUFSM abre concurso para professor do Magistério em Santa Maria https://t.co/Vkep7DEYOT https://t.co/0wcMVcwKCNhá 19 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMUnifra divulga lista dos aprovados no vestibular de verão https://t.co/J6BjeNK1wH https://t.co/NWdLGjWcajhá 39 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros