Cone Sul substitui contêineres de lixo reformados por novos em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Infraestrutura30/11/2016 | 14h31Atualizada em 30/11/2016 | 14h31

Cone Sul substitui contêineres de lixo reformados por novos em Santa Maria

Em setembro, leitores ficaram desconfiados de que as "novas" lixeiras eram na verdade as antigas, só que pintadas de cinza

Cone Sul substitui contêineres de lixo reformados por novos em Santa Maria Maiara Bersch/Agencia RBS
Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

A empresa Cone Sul, responsável pela coleta de lixo por meio de contêineres em Santa Mara, substituiu por novas as cerca de 300 lixeiras antigas que tinham sido reformadas.

Em setembro deste ano, leitores entraram em contato com o Diário desconfiados de que alguns contêineres substituídos nas suas ruas eram, na verdade, os mesmos de sempre (com os mesmos defeitos), só que pintados de cinza. O edital que ampara a contratação da Cone Sul, no entanto, exigia que todos os contêineres fossem novos, e não reformados, o que levou a prefeitura a notificar a empresa.

Parte dos novos contêineres de lixo de Santa Maria é reformada, diz empresa

De acordo com a direção da empresa, ela tinha um prazo de 90 dias, a partir da assinatura do contrato, para iniciar as atividades. Como os contêineres são importados, e não tinham chegado ainda em Santa Maria, optou-se por reformar os que estavam disponíveis e distribuí-los pela cidade – uma medida temporária.

Agora, falta substituir seis dos contêineres reformados, que estão na Rua Ernesto Beck, no bairro Nossa Senhora do Rosário. 

Licitação escolhe duas empresas para fazer a coleta e a destinação do lixo em Santa Maria

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, 97 novos contêineres (além dos que já foram substituídos) devem ser distribuídos pela cidade até o fim deste ano. Antes previstos para serem colocados na região da Avenida Fernando Ferrari, agora a prefeitura reavalia, pois haveria locais com maior necessidade. No total, a cidade terá cerca de 650 contêineres.

Os contêineres
Diferente dos antigos, com capacidade de 2,4 m³ de lixo, os novos comportam até 3,2 m³ (menos os reformados, que comportam a quantia antiga). Isso significa que a população deve enfrentar menos problemas com a superlotação de lixo. Além disso, eles são antichamas, o que previne atos de vandalismo. No entanto, três já foram perdidos por conta de depredação.

Santa Maria recebe 250 novos contêineres para coleta de lixo 

A empresa receberá R$ 9 milhões para os dois anos de contrato.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMConfira as vagas de empregos do Sine para segunda-feira em Santa Maria https://t.co/keWO2QnuTn https://t.co/eGx5HrXDVkhá 8 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM34 coisas para fazer em Santa Maria e região neste final de semana https://t.co/c11n0S8KbU https://t.co/9o1wex3ugUhá 9 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros