Comunidade do Colégio Coronel Pilar faz manifestação para troca de transformador - Diário de Santa Maria

Versão mobile

Infraestrutura10/11/2016 | 20h32Atualizada em 10/11/2016 | 20h32

Comunidade do Colégio Coronel Pilar faz manifestação para troca de transformador

Aparelho já causou princípio de incêndio na escola, que tem mil alunos

Comunidade do Colégio Coronel Pilar faz manifestação para troca de transformador Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

A comunidade do Colégio Coronel Pilar realiza, na manhã desta sexta-feira, uma caminhada até o Ministério Público Estadual em Santa Maria. O objetivo é entregar um abaixo-assinado e um documento apresentando um problema que, há anos, preocupa alunos, pais e professores: o risco de incêndio trazido pelo transformador da escola.

O equipamento está instalado em uma caixa de força, no pátio. Além de não ter capacidade suficiente para permitir o funcionamento de aparelhos como condicionadores de ar e computadores, ele já causou um princípio de incêndio, em 2005.

– Houve um curto-circuito e a escola ficou sem luz uma semana – conta a diretora do Coronel Pilar, Eli Correa.

Confira um guia para matrículas na rede pública e privada de Santa Maria

A diretora acrescenta que, à época do incidente, já havia sido enviado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) um projeto assinado por um engenheiro eletricista para a troca do transformador por uma subestação de energia com o triplo da capacidade do equipamento atual. Porém, o plano acabou sendo engavetado pelo órgão, que deu a troca como concluída.

– Nossa preocupação é com a segurança dos alunos. Imagina se acontece um incêndio? Além disso, há a questão do bem-estar. Boa parte de nossas aberturas é basculante, o que complica a ventilação. Os alunos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aqui sofreram – observa a diretora.

A 8ª Coordenadoria Municipal de Educação (CRE) admite que o primeiro projeto enviado pelo Coronel Pilar à Seduc foi arquivado, mas que foi reencaminhado, junto com uma segunda proposta, ao Sistema de Gestão de Obras em caráter de emergencialidade. Porém, não há prazo para que a troca seja efetuada.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: São Gabriel leva 2 a 1 do Pelotas em casa e perde a terceira consecutiva na Divisão de Acesso: https://t.co/miZqoPqZ0M @di…há 14 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM32 vagas de emprego em Santa para segunda-feira https://t.co/BQaJUSHE8A https://t.co/to8gv00Ydghá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros