Com salários atrasados há dois meses, técnicos em enfermagem do Hospital da Brigada protestam em Santa Maria - Diário de Santa Maria

Crise08/11/2016 | 10h33Atualizada em 08/11/2016 | 10h33

Com salários atrasados há dois meses, técnicos em enfermagem do Hospital da Brigada protestam em Santa Maria

Estado está em dívida com empresa terceirizada

Com salários atrasados há dois meses, técnicos em enfermagem do Hospital da Brigada protestam em Santa Maria João Pedro Lamas/Agência RBS
Foto: João Pedro Lamas / Agência RBS

Os técnicos em Enfermagem do Hospital da Brigada Militar (HBM) em Santa Maria protestam na manhã desta terça-feira em frente à instituição devido ao atraso no pagamento dos salários, que já chega ao segundo mês.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Santa Maria, José João Jeremias, a Jvan Serviços Médicos, empresa terceirizada responsável pela contratação dos técnicos, deu três justificativas para o atraso.

Com juízes sobrecarregados, Justiça Criminal de Santa Maria deve ganhar novo juizado

– Eu conversei na semana passada com o Mauro (dono da empresa) e ele disse que faria os pagamentos na sexta-feira passada. Não fez. Hoje pela manhã conversamos de novo e ele disse que pagaria. Contou que o problema era a falta de pagamento por parte do Estado. Depois disse que o recurso tinha sido desviado – relata Jeremias.

Os cerca de 15 técnicos em enfermagem devem voltar ao trabalho ainda nesta terça, mas prometem entrar em greve na quarta caso os salários não sejam quitados.

Cada juiz da área criminal tem quase 3 mil processos para julgar

– Já são dois meses sem receber. No meu caso, cortaram telefone, internet, televisão, tudo por falta de pagamento. Tem gente que não tem vindo trabalhar porque sequer o vale-transporte tem sido dado – desabafa uma das técnicas, que preferiu não se identificar por receio de represálias.

O diretor do hospital, Ilvair Vieira de Souza, explica que, por lei, a Jvan deve subsidiar os salários por até três meses, independentemente de haver atraso no repasse de recursos por parte do Governo do Estado – que ele confirma.

Advogado de vigilante suspeito de matar jovem alega legítima defesa

– Parte do salário de setembro foi paga e hoje faz exatamente 31 dias de atraso no repasse (de recursos por parte do Estado). Na época que a empresa venceu a licitação, comprovou que tinha dinheiro em caixa para atender às exigências – diz Souza.

Com a possibilidade de greve na quarta-feira, a direção já planeja um remanejamento do quadro funcional disponível – já que há militares – para evitar prejuízo à população.

"O sonho dele era praticar capoeira Brasil afora", diz família de adolescente morto em barragem

– Esses profissionais ficarão sobrecarregados, é claro. Farão o serviço de três, quatro pessoas – afirma Souza.

O HBM conta com um Pronto-Socorro (PS) para atendimentos de urgência e emergência, além de unidades de internação para cirurgias de baixa complexidade. São feitos, em média, cerca de 40 atendimentos por dia.

Receita Federal realiza leilão de veículos usados, eletrônicos e vinhos em Santa Maria 

– Não queremos prejudicar a empresa, as pessoas, mas precisamos do salário em dia. Nós entramos e saímos no horário, somos cobrados, então queremos o justo – disse outra técnica que também preferiu não se identificar.

O Diário conversou com Mauro Mathias Vargas, dono da empresa, que preferiu se manifestar através do advogado. Marcelo Saldanha, que representa Vargas, estava em reunião e não pode atender à reportagem. Até as 10h desta terça-feira, ele não havia retornado a ligação.

BM prende 10 pessoas durante cumprimento de mandados no fim de semana em Santa Maria

A Secretaria Estadual da Fazenda, responsável pelo repasse de recursos para a Jvas, disse que o atraso se dá devido à falta de recursos. O prazo para a normalização não foi informado.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMComeça neste sábado a última edição do Pátio Rural https://t.co/b5bMVDdIk2 https://t.co/ehS8b5isUehá 12 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMComportamentos dos cachorros que devem ser controlados para evitar acidentes https://t.co/FrUtvYUDPH https://t.co/AuxNEwk50hhá 42 minutosRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros