Centro de Educação Física e Desporto da UFSM é ocupado - Diário de Santa Maria

Educação17/11/2016 | 16h12Atualizada em 17/11/2016 | 16h42

Centro de Educação Física e Desporto da UFSM é ocupado

Alunos são contra a PEC 55. Aulas foram suspensas

Centro de Educação Física e Desporto da UFSM é ocupado Otacilio Neto/Arquivo Pessoal
Assembleia foi realizada na manhã desta quinta-feira Foto: Otacilio Neto / Arquivo Pessoal

Alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocuparam, no fim da manhã desta quinta-feira, o Centro de Educação Física e Desportos. É o 10º prédio a ser ocupado na instituição desde o dia 8 deste mês.

Professores da UFSM discutem antecipação da greve nesta sexta

Conforme os estudantes, a medida foi decidida em assembleia. Foram 110 votos a favor da ocupação e 93 contrários. Não houve nenhuma abstenção. As aulas dos cursos de graduação, entre eles Educação Física e Dança, estão suspensas. Ainda falta deliberar sobre as aulas dos cursos de pós-graduação. Já chega a 26 o número de cursos mobilizados na instituição.

Questionados sobre a realização do concurso do Instituto Federal Farroupilha (IFF) neste sábado, os estudantes disseram que a utilização das salas de aula para a prova não será impedida, bem como a entrada de candidatos para o concurso de professores de dança, marcado para ocorrer neste final de semana. Os alunos ocupantes do prédio afirma, ainda, que paralela à ocupação, ocorrerão aulas abertas, cujo calendário e programação serão divulgados na Fanpage oficial do movimento, no Facebook.

Ocupações impedem realização das aulas em pelo menos 24 cursos da UFSM

Conselho Universitário se posiciona contra a PEC 55

O Conselho Universitário (Consun), se reuniu na manhã desta quinta-feira para deliberar sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, que fixa o teto de gastos públicos e congela investimentos em Saúde e Educação por até 20 anos.

O posicionamento foi divulgado em nota:

"Em reunião do Conselho Universitário, em 17 de novembro de 2016, foi deliberado que a Universidade Federal de Santa Maria dirija-se à comunidade universitária, à sociedade em geral e aos parlamentares gaúchos, para manifestar sua preocupação diante dos cenários econômico e político, que comprometem a continuidade de suas atividades. O contexto em que vive a Universidade, com restrições orçamentárias que se arrastam desde 2014, vem gerando um clima de insegurança e intensas mobilizações da comunidade acadêmica em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Neste cenário de crise econômica, social e política, está tramitando no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC-55) que visa estabelecer um Novo Regime Fiscal (NRF), através do congelamento dos gastos primários do Governo Federal pelos próximos vinte anos, incluindo educação e saúde.

Entende a UFSM que mudanças na política macroeconômica do país são necessárias, com foco no crescimento sustentável, do ponto de vista econômico e social, e contemplando medidas como: um projeto nacional de reindustrialização, com maiores investimentos públicos e privados; a desvalorização cambial, que estimule as exportações; a redução dos juros; maiores investimentos em logística e infraestrutura, entre outras. Assim, poderíamos estar desenhando uma macroeconomia desenvolvimentista, com ênfase no emprego, no crescimento e na redução das disparidades sociais.

Por isso, conclamamos as lideranças políticas e os parlamentares que detêm o poder de decisão para uma reflexão sobre suas responsabilidades e fazemos este manifesto pela não aprovação da PEC-241/2016, agora PEC-55/2016, no Senado Federal, e para a luta constante pela educação, pela ciência e pela inovação como bens públicos nacionais".

A nota foi assinada pelo presidente do Consun, professor Paulo Burmann, reitor da instituição.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCidades da Região Central terão sistemas de videomonitoramento https://t.co/nquZhDgJh2 https://t.co/3azEfTYilyhá 43 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMLista dos aprovados no vestibular da Unifra será divulgada nesta quarta-feira https://t.co/jbTK4FgCZa https://t.co/TxeAwWlNOphá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros