BM recaptura detentos que fugiram do Presídio de São Vicente do Sul - Diário de Santa Maria

Segurança10/11/2016 | 08h48Atualizada em 10/11/2016 | 08h48

BM recaptura detentos que fugiram do Presídio de São Vicente do Sul

Dupla foi localizada em Cacequi

A Brigada Militar (BM) recapturou, na tarde de quarta-feira, dois detentos, de 18 e 19 anos, que estavam foragidos do sistema prisional desde a semana passada. Os dois quebraram uma parede e cerraram as grades do alojamento dedicado ao regime semiaberto do Presídio Estadual de São Vicente do Sul e fugiram.

O setor de inteligência da BM recebeu a informação de que os dois estavam escondidos em Vila Nova do Sul. A região era monitorada. Durante patrulha, os policias localizaram os foragidos em uma lavoura de arroz próxima do acesso à Cacequi, na RS-640. Eles reagiram à abordagem, mas foram imobilizados e contidos.

Polícia Civil prende em Porto Alegre suspeito de assassinato em Santa Maria

Na última semana, o administrador Laurício Comperato, da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) contou que suspeita que os detentos podem ter se aproveitado do temporal – já que a fuga foi constatada na manhã de quarta-feira e houve chuva e vento fortes na noite de terça – para não serem percebidos. A casa prisional estava sem luz.

– Como esse alojamento fica aos fundos da área do presídio dedicada aos do regime fechado, a Brigada Miliar (BM), que faz a segurança externa, não percebeu na hora. Os agentes da Susepe só constataram as fugas na manhã seguinte, quando foram fazer a conferência – disse Comperato.

Guincho despenca e fere funcionário de sucata em Santa Maria

De acordo com Aldoir Lemos, responsável pelo setor de Segurança e Disciplina do presídio, os dois cumpriam pena por tráfico de drogas e "há pouco tempo tinham tido recebido o direito ao regime semiaberto".

– Eles não tinham carta de emprego, mas ainda assim podiam sair para a procura. Há só suspeitas do motivo de eles terem quebrado o alojamento para fugir. Agora, devem perder o direito – conta.

Um detento ainda está foragido. Os outros dois ainda não retornaram ao presídio.

Traficante é preso com 7 kg de droga após ser denunciado por agredir a mulher em Santa Maria

Nesta semana, seis holofotes externos foram instalados no presídio. A conclusão da instalação das câmeras de monitoramento deve ocorrer até esta sexta.

Superlotação e falta de pessoal
A Susepe diz que o quadro funcional do presídio de São Vicente do Sul conta com 17 agentes, sendo que quatro estão em licença (prêmio, saúde e maternidade). A casa prisional tem capacidade para 47 detentos, mas 51 ocupam as celas.

 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMSuspeito de integrar movimento neonazista é preso em Cruz Alta https://t.co/HlPiwvvtk9 https://t.co/EtWLEXWtgEhá 3 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMEstudantes começam a desocupar prédios da UFSM https://t.co/fHTMnU4nv0 https://t.co/uC8MlLQBGhhá 3 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros