Associação de moradores  faz mutirões para recuperar  a "Gare de Camobi" - Diário de Santa Maria

Diário nos Bairros22/11/2016 | 08h34Atualizada em 22/11/2016 | 15h04

Associação de moradores  faz mutirões para recuperar  a "Gare de Camobi"

Grupo já limpou e fez pequenos reparos no prédio, que está abandonado

Associação de moradores  faz mutirões para recuperar  a "Gare de Camobi" Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
Pâmela Rubin Matge
Pâmela Rubin Matge

pamela.matge@diariosm.com.br

Em 2015, moradores de três ruas da região leste de Santa Maria (Francisco dos Santos Machado, Travessa Lobo da Costa e Travessa Cooperativa) se mobilizaram e registraram a Associação de Moradores da Antiga Estação Férrea de Camobi. A iniciativa foi muito além das demandas de uma associação de bairro.Por meio de mutirões e trabalho voluntário, eles se esforçam para levar vida à antiga estação férrea do bairro – ponto histórico por onde passou parte da história da cidade, à época em que os trens eram o principal meio de transporte de passageiros.

– Queremos arrumar o prédio e valorizar a história ferroviária de Santa Maria. Queremos que as pessoas venham para passear, tomar chimarrão... – explica o presidente da associação, Altair Flores, 49 anos.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Também conhecida como Gare de Camobi, localizada no km 306,517 da ferrovia, a estação foi inaugurada em 1885. Até ano passado, um antigo ferroviário seguia morando no local. Quando ele saiu de lá, o prédio ficou abandonado, virando alvo de vandalismo e criminalidade.

6 opções para curtir a noite de terça em Santa Maria

Cinco mutirões, que contaram com grupos de 20 pessoas, já realizaram limpeza, pintura, reparos no telhado e no piso. A próxima tarefa é o corte da grama nas mediações do prédio. Representantes do grupo carnavalesco Os Audaciosos também contribuem com o serviço. Aos sábados, a força de trabalho se intensifica, e cada um dedica o tempo que pode e faz o que sabe. Amigos fazem doações com o material de limpeza e tintas.

A faxineira Noemia Terezinha Dias, 61 anos, é uma das que ajuda a recuperar o espaço que lhe reservou saudosas lembranças.

– Ia para Porto Alegre, de trem. A viagem demorava umas seis horas. Aqui, eu parava para pegar água e ir ao banheiro, enquanto uns compravam as passagens na bilheteria, que era ali – disse ela, apontando para o interior do pavilhão.

Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Joel Rodrigues, 46 anos, recorda do interesse que tinha pelo local na infância e comemora que ele esteja renascendo:

– Na nossa época, sabíamos da ¿hora do trem¿. Como não tínhamos muito o que fazer, vínhamos aqui só para abanar. Hoje, pessoas de outras cidades vêm para recordar e tirar fotos. O meu guri, que nunca andou de trem, também gosta de vir. É importante preservarmos o local.

Com autorização concedida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a associação, agora sediada na antiga estação, poderá desenvolver ações no local pelos próximos 20 anos. O imóvel, porém, é um bem público e pertence à prefeitura. 

Confira a programação da 24ª Tertúlia Musical Nativista

A ideia é que, quando a reforma for concluída, o espaço sedie oficinas de capoeira e música, mural de fotos antigas e um ponto de encontro de diferentes gerações.

No próximo domingo, a partir das 14h, ocorre o 1º Bric Camobi, organizado pela Associação de Moradores da Antiga Estação Férrea de Camobi. No local, haverá tendas de diferentes produtos, cama elástica, piscina de bolinha, além de atrações culturais com grupos de teatro e capoeira, e a apresentação da banda de pagode Amizade é Tudo. Informações pelos telefones (55) 99973-5359 e 99197-8155.




 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCidades da Região Central terão sistemas de videomonitoramento https://t.co/nquZhDgJh2 https://t.co/3azEfTYilyhá 40 minutosRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMLista dos aprovados no vestibular da Unifra será divulgada nesta quarta-feira https://t.co/jbTK4FgCZa https://t.co/TxeAwWlNOphá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros